
Obra deveria ter iniciado em 2014, mas empresa abandonou os trabalhos em mais de 90 municípios gaúchos Foto: Arquivo TP
O projeto de construção da Creche da Zona Norte de Pinheiro Machado que iniciou em 2014 e não entrou em execução poderá sair do papel nos próximos dias. Após o impasse com a empresa MVC Plásticos de ter abandonado a obra, situação que ocorreu em mais de 90 municípios gaúchos, a prefeitura entrou com um processo contra a MVC pelo não cumprimento do contrato e a obra não foi executada.
Conforme já divulgado pelo Tribuna do Pampa, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smec) enfrentava outros problemas, como por exemplo, a falta de um engenheiro no quadro de funcionários, pois informações técnicas deveriam ser enviadas para o governo federal por este profissional. Um projeto de lei para contratação de um engenheiro foi encaminhado ao Legislativo, o qual foi aprovado e o profissional contratado.
Segundo a secretária de Educação, professora Marilete Peres, os documentos que faltavam já foram enviados para o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Agora vamos aguardar por eles para poder fazer a licitação”, declara. A gestora ainda explica que não tem prazo estipulado para o governo autorizar, mas, apesar da demora, a Secretaria está conseguindo concluir o ano letivo. “Acredito que vai ficar para o novo prefeito começar a obra. Quero deixar tudo pronto. Nada pendente”, acrescenta Marilete Peres.
A OBRA – A construção da creche está orçada em R$ 794 mil, recurso oriundo do governo federal, através do FNDE. A obra estava com estimativa de início em setembro de 2014 e término para o primeiro semestre de 2015. Em contrapartida, o município entrou com parte do recurso e o terreno para a implantação da escola. Alguns problemas para a instalação da empresa ocorreram e os trabalhos atrasaram.