Nesta semana, o Tribuna do Pampa dá continuidade a série especial com os secretários de governo dos dois municípios da região de cobertura impressa do TP que passaram por trocas de governo. De Pinheiro Machado, que está com governo e secretários provisórios, os gestores foram apresentados e falaram sobre as pastas na edição passada. Nesta semana, quatro gestores de Candiota relataram ao jornal sobre os primeiros dias de governo, bem como destacaram planos a curto e longo prazo. Cabe ressaltar, que os demais gestores não retornaram ao jornal com o material solicitado e, por isso, não estão neste especial.

Andréia Rangel Foto: Divulgação TP
A pasta que está diretamente ligada ao auxílio à população e a vulnerabilidade social que vivem muitas famílias, a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, tem a frente Andreia Rangel. Solicitada a falar sobre os primeiros dias a frente da pasta, a secretária disse ter assumido o compromisso com muita vontade de trabalhar e ter priorizado ações consideradas emergenciais.
“Apesar dos poucos dias de trabalho, realizamos algumas ações urgentes, como entregar um imóvel que estava alugado para depósito de roupas doadas e também móveis de uma família que estava aguardando o término da construção da sua casa por ter sido realocada. Em regime de mutirão entre equipe e comunidade conseguimos classificar as roupas e calçados – em torno de sete mil peças – e também do mesmo jeito estamos lavando essas peças para em poucos dias serem doadas para a população”, afirmou.
Andréia disse que o momento também foi para a equipe de trabalho conhecer a situação dos projetos. “Aos poucos, estamos nos apropriando dos programas e projetos federais, estaduais e municipal, com a colaboração da equipe da Secretaria. Os projetos sociais estão em fase da planejamento e assim que for possível, serão abertas as inscrições. O Sine e a Casa da Criança também fazem parte da Secretaria e estão em fase de estruturação de pessoal e equipamentos. Quando assumimos, a Secretaria estava sem internet, o que causou algum transtorno no atendimento das pessoas que procuraram atualização no Cad-Único ou resolver alguma pendência do Programa Bolsa Família. Providenciamos locação de internet provisória até se resolver o problema em definitivo. Com certeza, a equipe é qualificada e desenvolveremos um excelente serviço a comunidade”, explicou.
Quanto a projetos, a secretária disse estar trabalhado junto aos demais secretários e coordenadores, além do prefeito Folador, que tem larga experiência em administração pública. “Estamos providenciando reformas e manutenção nos prédios do Cras e do Centro do Idoso. Quanto aos idosos, estamos com várias ideias para recebê-los bem, quando acabar a pandemia ou as vacinas chegarem para esse grupo. Por enquanto, estamos com atividades online, como a leitura no WathsApp de cartinhas confeccionadas por eles e direcionadas aos amigos do grupo. Sabemos que o idoso é o maior grupo de risco da Covid-19 e das dificuldades deles estarem isolados em casa, por isso pensamos neles com muito carinho e cuidados”, conclui Andréia Rangel.