
Alguns trechos de estradas estavam quase intrafegáveis Foto: Divulgação TP
Os quatro dias de folia para a grande parcela de público na semana passada não aconteceu em Pedras Altas. O município festejará a festa mais popular do país no fim deste mês e aproveitou o período para realizar melhorias consideradas urgentes para a comunidade. Na Cidade do Castelo, o feriadão foi de trabalho intenso para a recuperação das estradas do interior do município, que se encontravam em condições ruins de trafegabilidade. Alguns pontos ainda estavam sem manutenção desde as fortes chuvas que alagaram diversas localidades e impossibilitaram a continuidade dos serviços.
Para aproveitar o período, a equipe da Secretaria de Obras, que tem a frente o secretário Leonerio Miranda, priorizou a colocação de bueiros e os acessos as propriedades. Segundo o prefeito Bebeto Perdomo, foram realizados serviços de patrolamento, encascalhamento, drenagem e colocação de bueiros nas estradas de acesso e internas dos assentamentos da Reforma Agrária Lago Azul e Regina, bem como das moradias. “É necessário auxiliar os produtores e seguir um dos nossos marcos de governo, a garantia do direito de ir e vir das nossas comunidades. Também estamos realizando manutenção no acesso e interior das propriedades. Os produtores de leite precisavam de cascalho nas mangueiras e muitas propriedades precisavam de material no entorno das casas. Com recursos próprios do município estamos conseguindo dar a assistência necessária”, enfatizou Perdomo, ressaltando o trabalho nos demais estabelecimentos localizados fora dos assentamentos.

Estrada que dá acesso a várias localidades do interior está sendo alargada Foto: Divulgação TP
Outro importante serviço está ocorrendo na estrada que dá acesso as comunidades da Solidão, Várzea do Candiota, Arroio Mau e Bom Viver. Na estrada está ocorrendo a primeira etapa de serviços para abertura e alargamento da estrada, retadulamento (processo de terraplanagem onde se alteram os taludes – terreno inclinado que garante a estabilidade do aterro), drenagem e patrolamento.
Conforme explicou o prefeito, com o passar do tempo, a estrada havia se transformado em corredor, por isso a manutenção. “É uma estrada que tinha se tornado um corredor em virtude do abandono. Os moradores nos relataram que há mais de 25 anos a estrada não recebia serviços de qualidade, incluindo o acesso as residências”, diz Perdomo.

Entradas de propriedades também receberam uma atenção especial por parte da Secretaria de Obras Foto: Divulgação TP