GOVERNO INTERINO

Secretário da Educação, Cultura e Desporto busca atender anseios dos pinheirenses

Em série especial, passados os primeiros 15 dias do início da gestão 2021-2024 nas administrações públicas, o Tribuna do Pampa apresenta os titulares das Secretarias em Pinheiro Machado. Na Terra da Ovelha, a equipe é provisória. Com o indeferimento da titulação de Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) como o prefeito eleito, quem responde pelo município até convocação de eleição suplementar é o presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Madruga (Progressistas). Para o jornal, o gestor em exercício disse acreditar que o seu trabalho e de sua equipe deve cumprir um período de quatro meses. A Justiça Eleitoral só deve dar andamento nos processos depois da quarta-feira (20).

Sandro Rosa responde pela Secretaria da Educação, Cultura e Desporto no governo interino Foto: Divulgação TP

A pasta da Educação compreende também, Esporte e Cultura, sendo a maior Secretaria em termos de recursos humanos, já que conta com o quadro de funcionários e professores de escola. É dela que está à frente o professor Sandro Rosa, vereador suplente pelo MDB, que abriu mão da cadeira no Legislativo para gerir o importante setor da Prefeitura de Pinheiro Machado. Ele foi indicado ao cargo por Rogério Moura (PSB), que concorreu ao cargo de prefeito e acabou ficando em segundo lugar nas eleições. Ronaldo Madruga (Progressistas), o prefeito interino, também fazia parte da coligação com ambos os partidos.

Para o jornal, o novo secretário afirmou ser fundamental fazer gestão com austeridade e já citou as primeiras ações diante da pasta. “A Educação recebe verbas específicas que permitem que possamos, mesmo com dificuldades, ir resolvendo os problemas que surgem no dia a dia. A primeira ação foi visitar as unidades escolares da zona urbana e rural, já trabalhando nas adequações necessárias das cozinhas e refeitórios de acordo com determinações do Ministério Público (MP), assegurando também, a limpeza das caixas d’água e dedetização das unidades. Além disso, já foi criada a normativa para o calendário de 2021 e a readequação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a rede municipal, como também a reformulação do plano de contingência para as escolas no período da pandemia”, destacou. Ainda segundo o professor, está sendo realizada a análise do quadro de funcionários e professores para que seja feito o Processo Seletivo para suprimento de vagas na Educação. Ainda não há data prevista para início do ano letivo nas escolas do município – que começará de forma remota e passará para a forma híbrida. A nomeação dos novos diretores deve acontecer em breve.

Na área esportiva, Sandro e sua equipe já buscam parcerias para implementação de projetos para crianças e jovens. “Da área esportiva já está sendo mapeada a comunidade para que possamos o mais rápido possível dinamizar ações que demandam poucos recursos, mas vêm ao encontro das expectativas da comunidade. Nossa meta principal na área é a reabertura do ginásio e a reorganização da pista ao lado”, disse. Ele também citou o apoio ao Executivo durante a 37ª edição da Feovelha, seguindo os protocolos sanitários diante da pandemia.

Sandro disse estar trabalhando sem pensar no tempo e buscando conduzir o trabalho da melhor forma possível, sempre visando atender os anseios dos pinheirenses. “Tudo que poderá ser feito para que o ano letivo de 2021 seja proveitoso e significativa irei fazer, sem esquecer de que o esporte e a cultura estão na pauta. Vamos nos engajar, junto como o prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas), para trabalharmos na Feovelha, seguindo sempre os protocolos de saúde. As escolas municipais têm uma excelente estrutura física, muitas reformas estão em andamento, como pintura, reparos, trocas de pisos, manutenção nos espaços comprometidos, limpeza de pátio e estamos recebendo o ginásio da escola Manoel Prisco com sua quadra novinha”, destacou.

Quanto ao cargo que assume após 26 anos na rede estadual de ensino como professor, Sandro disse estar diante de algo desafiador e significativo. “Assumo o cargo de secretário com muita responsabilidade e com desejo de acertar, pois durante todo esse tempo como professor e passando por outras experiências como coordenação, supervisão e direção de escola, nasci para ser professor e fazer gestão da escola pública e agora de uma rede é muito gratificante e desafiador. Não digo que é o meu maior desafio, mas com certeza é uma experiência muito significativa na minha carreira”, finalizou. Ele também citou o apoio recebido pelo prefeito interino, o qual cobra que seus gestores tenham compromisso com a comunidade pinheirense.

*Com atualização em relação ao jornal impresso. 

Comentários do Facebook