ESPECIAL NOVOS SECRETÁRIOS

Secretário de Assistência Social de Hulha Negra afirma que objetivo é equiparar atendimentos das zonas urbana e rural

Ouvir as pessoas já está sendo um dos destaques do novo secretário

Matheus Andrade está a frente da pasta Foto: Divulgação TP

Em continuidade a série de entrevistas com os novos secretários de governo da região do TP, nesta edição o foco é o lado assistencial. Em Hulha Negra, na gestão do atual prefeito Fernando Campani, assumiu a Secretaria de Assistência Social, Matheus Andrade, que ao jornal afirmou ter recebido a pasta com estrutura organizada e de maneira bastante tranquila, “permitindo focar no que realmente importa, seguir avançando na melhoria dos serviços para nossa comunidade”.
Matheus, porém, disse eu o objetivo é dar a cara do governo frente popular a Secretaria de Assistência Social por meio de um trabalho mais próximo das necessidades da população, ouvindo e buscando soluções que atendam de forma mais eficaz e inclusiva os anseios da cidade. “Entre as primeiras ações de trabalho da nossa gestão, destacamos a regularização do uso do veículo do Conselho Tutelar, que não estava sendo utilizado de maneira adequada. Após ajustes, garantimos que ele fosse destinado exclusivamente ao plantão do Conselho Tutelar, conforme as normas estabelecidas. Além disso, aumentamos a frota da Secretaria de Assistência Social, recuperando um veículo que estava inativo e não sendo utilizado pela pasta. Continuamos com o convênio firmado com o Instituto Geral de Perícias (IGP), o que possibilitou a entrega da primeira carteira de identidade da história do município de Hulha Negra. Também realizamos a padronização de alguns atendimentos, os deixando alinhados com às diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), com o intuito de aprimorar o atendimento à população”, relatou o secretário.
Sobre a organização estrutural e de pessoal, o secretário explica que a equipe da Secretaria de Assistência Social ainda não está completa, pois depende da conclusão do processo seletivo que está em análise pelo setor jurídico. “No entanto, a Secretaria segue operando normalmente, mantendo a continuidade de seus principais serviços, como o atendimento realizado pelos assistentes sociais, o Cadastro Único, o convênio com o IGP, a Sala do Empreendedor e outros serviços essenciais à população. Estamos trabalhando para garantir que, em breve, nossa equipe seja integralmente formada e possamos oferecer ainda mais eficiência e qualidade no atendimento à comunidade”.

CARÊNCIA E MUDANÇAS

Questionado pelo jornal acerca da maior carência verificada no município quanto ao assistencialismo, Matheus citou a falta de atenção à população da região Sul do município. “Nossa gestão está comprometida em oferecer os mesmos níveis de atenção e serviço para essa área, garantindo uma gestão justa e inclusiva, que atenda de forma equitativa todas as comunidades do município, incluindo a sede e as localidades mais distantes”.
Com relação a mudanças já implantadas desde que assumiu a pasta, o secretário destacou o jornal a padronização dos atendimentos conforme as diretrizes da LOAS, fortalecimento da integração com a Secretaria de Saúde, especialmente nos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz.

PRIORIDADES

Por fim, quanto às prioridades que de sua atuação como gestor, o secretário de Assistência ressalta a garantia de um atendimento justo e igualitário para todos, tanto para a sede do município quanto para as demais áreas. “Buscamos oferecer os mesmos serviços e a mesma qualidade de atendimento em todas as regiões, assegurando que cada comunidade tenha acesso às políticas públicas de assistência social com a mesma eficiência e comprometimento. Nosso foco está em promover uma gestão de formaque todos sejam atendidos de maneira igual”, frisou Matheus.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO.

Comentários do Facebook