Leandro Espinosa é pedagogo e assumiu a pasta no início de janeiro Foto: Michele Brum/Especial TP
Assumiu a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (Smecd) de Pedras para a gestão 2025-2028, no governo da prefeita Viviane Albuquerque, a Veca, e vice José Crespo, o pedagogo Leandro Ritta Espinosa. Em entrevista para o Tribuna do Pampa, ele, que disse estar secretário mas ser pedagogo de formação, destacou acreditar no trabalho coletivo e na humanização da Educação. “Tenho convicção que não medirei esforços para desenvolver a Educação no município de Pedras Altas. Todos os secretários e secretárias que passaram por está pasta contribuíram para o seu desenvolvimento e este mesmo compromisso também assumo”.
O secretário disse ter recebido a Smecd como muitos desafios a serem vencidos e ajustados para que o calendário escolar seja cumprido. “A frota pertencente a pasta, necessita de grandes reparos para que esteja apta a transportar os alunos; as escolas, principalmente na zona rural, necessitam de reformas para oferecer uma maior segurança, estimular os alunos e professores que nelas estudam e trabalham. São desafios grandes, mas com a equipe que tenho, com toda a certeza serão vencidos”, destacou.
Ele destacou a confiança depositada nele pelos gestores municipais. “Tive total autonomia para escolher a equipe de trabalho, desde o administrativo, setor de frotas, nutrição, motoristas e setor pedagógico. Acredito que um gestor só consegue desenvolver um bom trabalho se trabalhar em equipe e com pessoas engajadas no processo”.
PRIMEIRAS AÇÕES
Conforme Leandro, as primeiras ações a frente da Secretaria começaram já no dia 2 de janeiro quando lhe foi dada a missão de assumir a pasta. Entre as atividades, o secretário relatou ao jornal a organização da equipe de trabalho, seleção de diretores, elaboração do calendário escolar, manutenção da frota, organização do transporte, organização do quadro de professores, substituição do telhado da Escola Rural Neuza Brizola no assentamento Nossa Senhora da Glória, elaboração da documentação da futura EMEI Castelinho do Saber e encaminhamento de licitação de mobiliário para a EMEI Castelinho do Saber.
Questionado pelo jornal acerca de mudanças implantadas, o gestor falou sobre a pretensão de um trabalho de forma humanizada. “A educação é um processo contínuo, onde todos contribuem, desde a pessoa que prepara a merenda, o motorista do transporte, o monitor, a família e o professor. A escuta ativa, a empatia e a vontade de desenvolver será um marco da nossa gestão, pois só assim iremos contribuir para o processo e formar cada vez mais alunos preparados para o futuro e para relações interpessoais”, afirmou.
Acerca das prioridades de trabalho neste primeiro mês como secretário da Smecd, Leandro contou serem muitas tendo em vista a gestão começar já tendo em pouco tempo também o início do ano letivo, com data prevista para 17 de fevereiro, e várias questões a serem tratadas. Ele elencou, além de cumprir prazos já estabelecidos do calendário, concluir a substituição do telhado da escola Neuza Brizola, devida manutenção aos transportes escolares, execução de projetos elétricos nas escolas e qualificar a conexão da internet nas escolas da zona rural.
O TP também perguntou ao secretário, sobre projetos que ele pretende implantar a médio e longo prazo no município. Entre os itens citados por Leandro estão a implantação da educação de tempo integral na EMEI Castelinho do Saber (0 a 5 anos) e a computação na Educação básica; contratar a StarLink para qualificar a internet na escolas rurais; reformar e dar manutenção durante o ano letivo nas escolas; realizar parcerias com universidades; ampliar e manter parceria com o Estado; desenvolver projetos de Educação Fiscal, Educação Financeira e Educação Ambiental; concretizar a doação da área para a Escola Rural de Tempo Integral e criar o prêmio “Boas práticas” no âmbito municipal.
CULTURA
Como secretário da Smecd, Leandro também é responsável pela Cultura, que tem como coordenadora, Ana Cláudia Pereira. Ao jornal o secretário relatou que nesses primeiros dias de governo a coordenadora de Cultura está mobilizada para a abertura oficial da Temporada de Verão da Prainha do São Diogo, quando será realizado o Festival Internacional de Verão 2025 (ver matéria nesta edição), bem como o evento que aconteceu dia 25 de janeiro no balneário dos Paulistas, na localidade do nascente.
Também, já aconteceu uma reunião com o representante do Bloco carnavalesco “Vai dar Grenal”. Na ocasião foi tratado sobre o evento que acontecerá fora de época no final do mês de março.
Assim como a Cultura, o Desporto também é responsabilidade do secretário Leando Ritta Espinosa. Na pasta, está como coordenador de Desporto Airton Messa Farias, que já está desenvolvendo ações, como a organização do quadro pessoal, limpeza do ginásio GUPA e do complexo esportivo Waldemar Fernandes. No dia 19, após a organização do campo de futebol do complexo, já aconteceu um amistoso entre times de Pedras Altas, Pinheiro Machado e Candiota. Também, já foi lançada a escolinha de futebol para as férias, nas modalidades mirim e juvenil, masculino e feminino, para que as crianças da comunidade tenham atividade no período de recesso. A coordenadoria também trabalha na realização da Etapa Sesc Verão 2025 que irá ocorrer no final do mês de fevereiro.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO