INFRAESTRUTURA

Segundo Prefeitura de Candiota, drama da queda de energia e tensão causa desabastecimento de água

No fim da tarde deste sábado (16), desde o Hotel Dal Cortivo, na sede de Candiota, passando pela região da Vila Operária (zona norte de Candiota), indo até a cidade de Pinheiro Machado, houve interrupção de energia elétrica. A volta, segundo relatos, só aconteceu por volta das 21h.

Contudo, segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos de Candiota, o ex-prefeito Marcelo Gregório, se deu início um novo drama de queda de tensão nesses locais. Marcelo explica que a estação de captação de água bruta da sede do município, fica na região onde iniciou a falta de energia nesse sábado. “O vai e vem da energia e a oscilação de tensão trouxe sérios danos, queimando o motor de partida do gerador e também a chamada inversora – equipamento que garante o acionamento do sistema. Colocamos fusíveis e protetores, porém não é suficiente para impedir a queima devido a grande oscilação”, lamenta Marcelo.

Com isso, a sede do município está sem água. “Já consertamos o gerador na captação de água bruta e estamos lidando com o inversor. Na estação de tratamento de água (ETA) não houve falta de energia e está tudo ok. Como houve esvaziamento dos reservatórios temos que enchê-los novamente. Acreditamos que até o fim da manhã possamos ter uma solução”, explica o secretário.

No sistema de água da Vila Operária, que abastece ainda os bairros São Simão, União, João Emílio e Seival, também há desabastecimento em função da oscilação de energia. Segundo Marcelo, como a tensão não é suficiente o sistema não pode ssr acionado e se aguarda a estabilização para o retorno do tratamento.

O TP já enviou mensagem para a Equatorial Energia, mas ainda não obteve uma resposta. Extraoficialmente a informação é que o problema está nos alimentadores.

Comentários do Facebook