Segurança pública

Os índices de violência estão explodindo pelo Brasil afora. Não se tem dúvidas que isso está proporcionalmente ligado a crise econômica que o país atravessa e que ainda nos querem fazer crer que está arrefecendo.

Com o Estado brasileiro também em crise, da mesma forma as forças de segurança vêm sofrendo desgastes e também menor investimentos. Isso, de certa forma é também proporcional.

A bandidagem organizada, que nestes tempos de crise é engrossada pelos de ocasião e até por pais de família desempregados, sabem das fragilidades do sistema. Assim, com a concentração maior de reforço policial nos grandes centros, as pequenas cidades acabam se tornando presa fácil.

Vejam o caso de Candiota, onde os roubos a residências – fatos raríssimos -, se avolumaram de uns tempos para cá, levou o prefeito municipal a decretar emergência na segurança pública. Esta foi forma encontrada pelo município, que não possui dever constitucional sobre este tema, de chamar a atenção do governo do Estado para o problema.

A questão é sempre complexa e suscita uma análise não passional, pois segurança pública envolve o cruzamento de diversos fatores e não há solução fácil. O fato é que as comunidades como um todo estão assustadas e as autoridades precisam dar respostas, sob pena de vivermos um estado de anarquia.

Comentários do Facebook