EDUCAÇÃO

Selecionados 24 trabalhos da Feicam em Candiota para feira da Unipampa

Edson kakuno (C) foi o patrono. Na foto. junto a professores da Unipampa, vice-prefeito e Smed Foto: Silvana Antunes TP

A quarta-feira (16) foi voltada a educação em Candiota. Aconteceu a 10ª edição da Feira de Ciências, Arte e Tecnologia da cidade, evento promovido pela Prefeitura de Candiota por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no ginásio municipal.
Na oportunidade, 88 trabalhos foram apresentados e 24 foram selecionados para apresentação na Feira de Ciências do Campus Bagé da Unipampa (ver legendas das fotos).

 

ABERTURA

 

A abertura oficial ocorreu durante a manhã. Na ocasião, o vice-prefeito Paulinho Brum falou que ver o trabalho dos jovens, crianças e do EJA foi algo sensacional, reforçando que os protagonistas são eles com motivação dos professores e das equipes diretivas de cada escola. “Sem contar que a Unipampa é irretocável neste quesito, é uma instituição de credibilidade e trabalhar ao lado deles nos motiva e cativa cada vez mais”, reforçou.

O secretário de Educação, Michel Feijó, avaliou a feira como um grande sucesso, ainda mais que foi retomado em 2022 devido a pandemia de Covid-19. “No ano passado tivemos um grande êxito e neste ano nos surpreendemos ainda mais. Vários trabalhos vão ir muito longe na próxima etapa da Feicam. Dos 88 trabalhos expostos tive a oportunidade de ver quase todos nas feiras internas nas escolas. Temos trabalhos muito bons mesmo, com alta tecnologia e meio ambiente que é muito importante. É preciso também agradecer a Unipampa, nossa parceira”.

PATRONO

 

Pelo primeiro ano a Feicam aconteceu com um patrono. Em 2023 foi homenageado o professor Edson kakuno, por sua trajetória profissional como ex-professor da Unipampa, atual integrante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e sempre estar disposto a trabalhar pela integração universidade – escola, com carinho e atenção para as atividades da Feicam. Segundo a Smed, atuou desde as reuniões de planejamento da feira, organização dos espaços e construção de experimentos, solucionando problemas técnicos com professores e alunos. “O trabalho não é só meu. Então esta homenagem eu estendo a toda equipe de ciências, Smed, professores e escolas que sempre estiveram dispostas a participar”, disse o professor em sua fala. Na oportunidade, agradeceu dois professores e a equipe, por organizar e fazer a Feira acontecer.

 

PARTICIPANTES

 

O TP também conversou com alunos de duas escolas que falaram sobre como estava sendo participar da Feicam. O primeiro grupo formado pelos alunos do 6º e 7º ano, Guilherme da Silva, 12 anos, Melissa Oliveira, 11 anos e Marcos Campos, 14 anos, fizeram o projeto de captação da água da chuva e construção de uma horta para a Escola 8 de Agosto, que fica localizada no interior do município. Na oportunidade, eles informaram que o espaço já contava com uma horta, mas por conta da pandemia ficou sem cuidados e acabou. Eles destacaram que a água salobra dificulta o crescimento das plantas e que a captação por meio de uma calha que já foi instalada na escola vai gerar benefícios pela qualidade da água da chuva. “Fomos vendo, montando e foi bem legal. Então resolvemos fazer um projeto para mostrar como vai ficar a horta, e como vamos fazer ela utilizando a água da chuva coletada na escola”, explicaram.

Já os alunos da Escola Santa Fé, também do interior, Isabeli Amaro e Davi Rosa, de 8 anos,  realizaram um trabalho com o tema voltado para a gravidade. “Nós tivemos que ensaiar várias vezes, e no nosso último dia de ensaio fomos no planetário lá na Unipampa. Já apresentamos para muitas pessoas, dá vergonha mas é legal”, disseram os colegas.

 

TRABALHOS CLASSIFICADOS

 

EJA

– Utilizando o aplicativo canva como estratégia de desenvolivimento da cidadania na EJA – Escola Neli Betemps;
– Produtos naturais com essências – Escola 8 de Agosto
– Lanceiros Negros e o massacre de porongos – Escola Neli Betemps
– Brinquedoteca sustentável – FARO Foto: Evair de Lopes/Especial TP

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

– Projeto arte inclusiva e sustentável-explorando as diversas formas de expressão – Escola Dario Lassance;
– Vibração floral, a flor e suas possibilidades: hibisco – CRA;
– O pampa e o lugar onde vivemos como tema da inclusão – Escola Santa Izabel
– Matemática lúdica e inclusiva- ressignificando o processo de ensino e aprendizagem – Dario Lassance; Foto: Evair de Lopes/Especial TP

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

– Bons ventos ao nosso favor – Escola Pingo de gente;
– Como nascem as flores? – Odete Corrêa;
– Plantas da nossa terra: uma viagem sensorial entre as ervas e seus aromas – Escola Gente Inocente;
– Amigos da colmeia – Odete Corrêa Foto: Evair de Lopes/Especial TP

 

ANOS INICIAIS

– Projeto girassol: competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying – Escola Neli Betemps;
– A física e o voo – Escola Santa Izabel;
– Conectando mentes, cultivando valores – Escola Dario Lassance;
– Meu jeito criança de ser cidadão – Escola Neli Betemps. Foto: Evair de Lopes/Especial TP

 

ENSINO MÉDIO

– Sistema de economia de energia elétrica com arduíno – Escola FARO;
– Biofilme de gelatina e glicerol – Escola Jerônimo Silveira;
– Carregador de celular solar: uma alternativa sustentável – Escola Jerônimo Silveira;
– Projeto biosor: reaproveitamento do óleo de cozinha – Escola Jerônimo Silveira. Foto: Evair de Lopes/Especial TP

 

ANOS FINAIS

– Comida sustentável – instagram:@comidasustentavelturma70 – Escola Jerônimo Silveira;
– Apagados da história – reconhecendo a história dos lanceiros negros – Escola Neli Betemps;
– Carvão em Candiota: geração de energia e cuidados com o ambiente – Escola Jerônimo Silveira;
– Lanceiros negros e o racismo presente no hino rio grandense – Escola Neli Betemps Foto: Evair de Lopes/Especial TP

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook