ESPORTE

Candiota tem primeiro campeão estadual nos Jergs

Samuel disse que não tinha esperança de chegar à fase estadual, mas se motivou ao passar na segunda etapa, treinando ainda mais Foto: Divulgação TP

A escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO) esteve em Santa Maria, nos dias 14 e 15 de outubro representando Candiota na etapa estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), onde participaram mais de 300 alunos de todo estado.

A escola foi representada na modalidade atletismo por José Carlos Pacheco nos 400 metros e Samuel dos Santos Dutra no salto triplo, que venceu como campeão estadual. Segundo a professora de educação física da escola, Mikelly Rocha, para chegar nessa etapa, os alunos venceram a etapa municipal, etapa da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a etapa regional.

Na concepção da professora Mikelly, o aluno Samuel de 16 anos, entra para a história, pois é o primeiro ano que é colocada a modalidade salto triplo no Jergs. “Sendo assim o Samuel passa a ser o primeiro campeão estadual do Jergs no salto triplo, primeiro aluno de Candiota a vencer a fase estadual e o primeiro aluno da escola FARO a ser campeão estadual”, pontuou.

O jovem Samuel relatou que não tinha esperança de passar na etapa que aconteceu em Bagé. “Querendo ou não sempre foi assim, o pessoal ganha aqui em Candiota, mas de Bagé é muito difícil, mas enfrentei o desafio igual, lá eu errei alguns pulos e recebi orientações que me ajudaram a melhorar, foi quando eu ganhei e acabei passando para próxima etapa”, contou.

Professora Mikelly acompanhou os alunos em todas as etapas Foto: Divulgação TP

Após vencer a etapa da CRE, em Bagé, Samuel percebeu que tinha chances de ir mais longe e intensificou seus treinos. “Entrei para academia e aumentei meus treinos de perna e de impulsão, tentava melhorar minha coordenação motora e praticava o salto triplo aqui no quintal da minha casa, daí assim eu fui pegando o jeito e também fui pegando dicas com recordista mundial de salto triplo por meio de vídeos no youtube”, relatou.

O estudante também falou da importância do incentivo da professora Mikelly. “Era ela que sempre estava falando que eu sou um bom guri, me incentivando e foi ela que me levou em todas as etapas, porque a família não podia acompanhar e a escola também está bem feliz porque eu e o Pacheco chegamos à fase estadual”, falou.

A professora mencionou que a escola obteve ótimos resultados na parte do atletismo com outros alunos também. “Essa é uma modalidade pouco explorada na escola até então, sendo que foram classificados 10 atletas do FARO para a fase da CRE, em que muitos acabaram não conseguindo ir por motivos particulares, classificando quatro alunos da escola FARO e um da escola Vinte de Agosto e posteriormente passaram os dois alunos já mencionados para a etapa estadual”, falou.

Com os resultados positivos, a professora frisou que trabalhará muito mais o atletismo na escola, com planos para que a escola tenha um projeto para ser referência em atletismo na região. “Já estou procurando cursos e pós para me aperfeiçoar ainda mais na área. Gostaria também de ressaltar o apoio da direção da escola e da secretaria de educação, que deu todo suporte para que tudo corresse da melhor forma”, enfatizou.

A diretora da escola, Simone Costa parabenizou aos alunos e à professora que fizeram parte da trajetória esportiva. “Foram dias de muito trabalho para que tudo se desenvolvesse de maneira plena e saudável, todos estão de parabéns”, falou.

MARCAS – O estudante Samuel de 16 anos, atingiu a marca 11,82 metros no salto triplo, sendo assim, segundo a professora, a sua marca fica entre as 10 melhores do Brasil.
Já o Pacheco não conseguiu premiação no estadual, ficando em 4° lugar perdendo para um atleta que participa do brasileiro de atletismo e alunos de escola militar, mesmo assim se diz campeão, pois bateu seu tempo das eliminatórias anteriores, fazendo os 400 metros em 58,5 segundos.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook