Semana Santa

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Semana Santa, tempo de reflexão e penitência para os cristãos. Ela se inicia no Domingo de Ramos e termina com a celebração da Páscoa. Este deve ser um período para refletirmos sobre o sofrimento de Cristo, sobre os nossos erros e, sobretudo, para renovarmos a nossa fé e a nossa esperança. Conforme, o material dos encontros e celebrações quaresmais “Junto à Cruz há Esperança”.

A Semana Santa é uma tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Domingo de Ramos, relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, com ramos de palmeiras. Segundo o evangelho, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa com os discípulos e entrou na cidade montado num jumentinho – símbolo da humildade – e foi aclamado pela população como o Messias, o rei de Israel.

Quinta-feira, Jesus está em Betânia, pede aos discípulos que encontrem um lugar para celebrar a Páscoa (Mt 26,17). Momento difícil para Jesus, mas Ele celebra a ceia com seus discípulos: tomando o pão e o cálice em suas mãos, entregou aos discípulos dizendo: “comei e tomai, isto é meu corpo, isto é o meu sangue. Fazei isto em memória de mim”. A partir desse momento, a ceia eucarística torna-se alimento para o fortalecimento da fé, Instituição da Eucaristia. Outra cena extraordinária: o Senhor amarra uma toalha na cintura e lava os pés dos apóstolos. E pergunta-lhes: “compreendestes o que acabei de fazer? Sabeis: vós sereis felizes se colocarem em prática”. Jesus nos seus últimos instantes de liberdade aproveita para servir.

Sexta-feira, Jesus foi preso e é pregado à Cruz, agonizando por aproximadamente três horas. As três horas da tarde, Jesus entrega seu Espírito ao Pai; dia de silêncio e solidariedade com o Cristo. Dia em que os Cristãos beijam a imagem do Cristo morto.
Sábado dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. Noite que lembra o acontecimento que permanece no coração dos discípulos e de Maria. Grande Silêncio. Porque ele morreu? Pergunta que inquieta o coração dos amigos de Jesus.

Domingo da Páscoa do Senhor Ressuscitado, porque procurais entre os mortos, aquele que vive? Não está aqui; ressuscitou! (Lc 24,5-6). Páscoa, é a festa em que a esperança é transformada em certeza. O mundo esperava o domínio sobre a dor, a morte e o pecado; hoje sabe que a dor é redenção, a morte é apenas preâmbulo de ressurreição, a ferida do pecado pode ser curada com a transfusão do sangue de Cristo na nossa vida pelo Batismo e demais sacramentos.

A Ressurreição é o núcleo central da pregação, Jesus mandou-nos pregar ao povo e dar testemunho. Não devemos ter vergonha de falar de Cristo e sendo cristãos vivos numa Igreja viva no Mundo. Páscoa tem de ser, também, um profundo ato de fé. A ressurreição aponta o caminho novo, o caminho em frente, a vida que se há de manifestar.

A todos os paroquianos das Paróquias Sagrado Coração de Jesus e São José, uma Feliz e abençoada Páscoa do Ressuscitado, é o desejo dos
Freis César dos Santos Machado e Rinaldo Matter Eberle

Comentários do Facebook