ECONOMIA

Seminário de educação fiscal reúne servidores da região em Pedras Altas

Evento debateu questões econômicas importantes para os municípios Foto: Fernanda Vieira/Especial TP

O Castelo de Pedras Altas foi palco do 4ª Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha da cidade. O evento aconteceu no último dia 11, reunindo diversas autoridades e 63 servidores dos municípios da região. Ainda, contou com a participação das delegações dos municípios de Dom Pedrito, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Herval e Pinheiro Machado.

Com uma programação diversificada, o seminário destacou a importância da educação fiscal e do combate à sonegação de impostos, promovendo a conscientização sobre o papel cidadão em solicitar a nota fiscal e na geração de recursos para serviços públicos, como educação, saúde e segurança, destacando a necessidade da participação ativa da sociedade.

“Foi um momento de troca de experiências, mostrando na prática os resultados na cidade e também uma possibilidade de repasse de conhecimentos”, disse o prefeito Volnei Oliveira.

Evento reuniu servidores de diversos municípios da região Foto: Fernanda Vieira/Especial TP

PAINEIS

O evento foi dividido por paineis. O primeiro foi de Gestão Pública com Foco em Resultados, tendo como palestrante Joanez Woschnack, administrador de empresas pela Faculdade Monteiro Lobato (FATO) e com formação em Professional & Personal Coaching pelo Instituto Brasileiro de Neurolinguística e Coaching – IBN & Coaching. Ele também é diretor administrativo da CAGESP – Assessoria em Gestão Pública e Privada; professor e palestrante na área de Gestão Pública e Privada; possui produção técnica e experiência em Consultoria e Assessoria em Gestão Pública, na elaboração de Planos, Programas e Projetos, e presta serviços nestas áreas a diferentes entidades públicas e privadas em todo o Brasil.

O segundo painel foi Desvendando a Educação Fiscal: estratégias empolgantes para transformar o ensino, incluindo o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), Sistema de Avaliação da Educação Básic (SAEB), Programa de Integração Tributária (PIT) e Nota Fiscal Gaúcha. O palestrante foi Rosaura Vargas – que tem formação em Ciências Contábeis (UFSM), especialização em Contabilidade e Auditoria (UFRGS) e mestrado em Engenharia de Produção (UFSM); integra o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização da UFSM (GEPFICA).  Foi por 25 anos auditora fiscal da Prefeitura de Santa Maria, atuou como consultora do Governo do Estado do RS na área do PIT; Integra a Comissão de Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade do Estado e atua como voluntária na campanha de destinação do imposto de renda, Imposto Solidário.

O terceiro painel apresentou a temática o retorno do PIT e apresentação de boas práticas locais, com Vitor Melo Barcelos, formado em Ciências Contábeis, servidor público municipal e Secretário de Finanças de Pedras Altas.

Por fim, o quarto painel foi sobre NFG e PIT com a palestrante Rosaura Vargas.

Comentários do Facebook