A Caixa Econômica Federal (CEF) está preparada para começar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, anunciado para começar na próxima segunda-feira (18) pelo governo federal. De acordo com a Agência Brasil, o pagamento da segunda parcela estava marcado para começar em 27 de abril e foi adiado para maio porque o número de inscritos para o benefício foi maior que o previsto – o que levou o governo a pedir um crédito suplementar.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, não existem mais filas para recebimento do auxílio emergencial. Além disso, 60% delas eram formadas por pessoas com muitas dúvidas, que não tinham certeza do direito de receber o auxílio e a maior parte tratava-se de pessoas muito carentes que, além de precisar do dinheiro, têm dificuldades em operar um celular ou um caixa eletrônico.
Contudo, Guimarães disse acreditar que as grandes filas vistas no início do pagamento da primeira parcela não se repetirão, embora considere impossível prever o fim de qualquer fila. “Quando tivermos a segunda parcela, as filas serão mais ordenadas”.
NA REGIÃO – Assim como em todo o país, na região de cobertura do TP impresso, a importância do distanciamento social estabelecido para combater a disseminação do novo coronavírus foi bastante pautada diante das grandes filas formadas por quem necessitava receber o auxílio.
Em Pinheiro Machado, a agência Nossa Senhora da Luz atende também os municípios de Candiota, Pedras Altas e Piratini. Os beneficiários dos quatro municípios acabaram, durante diversos dias, fazendo a volta no quarteirão para ter acesso ao benefício e permanecendo ali por longas horas.
Tiarles Barão, de 29 anos, aceitou conversar com a reportagem e contar sua experiência para ter acesso ao valor repassado pelo governo. Ele ficou cerca de quatro horas na fila da agência de Pinheiro Machado. Desempregado e ainda com dificuldade de encontrar uma alternativa de renda desde o início da pandemia, ele disse que os R$ 600 estão ajudando a pagar contas e as despesas de modo geral. “Acabei não conseguindo o código que precisava pelo aplicativo, entrei na fila e o pessoal da Caixa já pegou meu CPF e identidade e adiantaram tudo enquanto eu esperava. Quando chegou a minha vez de entrar, assinei uns papéis, me passaram o código e a atendente me ajudou a receber o dinheiro no caixa eletrônico”, disse.
CAIXA – Conforme repassado pela assessoria de imprensa da Caixa, a agência local conta com três funcionários atuando no atendimento; quatro funcionários em teletrabalho por se tratar de grupo de risco e cinco terceirizados – entre vigilantes, faxineira, recepcionista e telefonista.
No sentido de aumentar a segurança dos clientes em relação à Covid-19, a Caixa intensificou os serviços por meio dos canais digitais, passou a controlar o volume de acesso às agências, intensificou a limpeza e higienização e adotou horário especial para atendimento de clientes do grupo de risco. Ainda segundo a assessoria, além dessas medidas, a agência Nossa Senhora da Luz firmou parceria com a Prefeitura de Pinheiro Machado para auxiliar na organização das filas.
A Caixa lembra ainda que é importante o beneficiado conferir no site ou no aplicativo do auxílio se está aprovado. Após aprovação, é preciso baixar o aplicativo Caixa Tem para fazer a movimentação. A orientação é para que se priorize a via remota de atendimento e que as pessoas busquem uma agência apenas em último caso. Além disso, não há necessidade de se madrugar nas filas, nem mesmo chegar antes das 8h nas agências. “Todos que chegarem até às 14h serão atendidos no mesmo dia”, diz a nota da assessoria.
*O calendário de pagamento da segunda parcela do benefício será detalhado em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15), às 15h, no Palácio do Planalto.
*Informações atualizadas em relação à edição impressa.