Para comemorar o dia do Funcionário Público, com o apoio do Sindicato dos Municipários (Simca) e da Câmara de Vereadores através da presidente Andréia Rangel, um grupo de funcionários da Prefeitura de Candiota realizou na última sexta-feira (26) o 1º Seminário de Segurança e Bem-estar no Trabalho. O evento aconteceu em dois turnos, no Centro do Eventos do município.
Segundo a organizadora Érica do Couto, a ideia surgiu a partir do reconhecimento do que acontece nas empresas privadas – onde a conscientização sobre o tema acontece de forma mais efetiva. “A proposta foi que os funcionários do quadro falassem dos riscos, acidentes e prevenção no local de trabalho. O projeto foi apresentado e o prefeito Adriano se interessou pela proposta do evento que aconteceu como forma de capacitação”, explicou.
Segundo Érica, ainda há muito o que fazer, mas esse foi apenas o pontapé inicial. “A partir de agora, promovendo essa conscientização, podemos começar a cobrar mais. Pretendemos que do seminário saia uma carta aberta com as principais demandas dentro do quadro de servidores municipais”, destacou.
Para o presidente do sindicato, Marcelo Belmudes, é importante destacar que todos os palestrantes eram servidores do quadro. “Momentos assim contribuem para uma maior integração e união dos servidores”, pontuou.
Para o Tribuna do Pampa, o prefeito Adriano dos Santos, fez questão de parabenizar a equipe dos Simca e a comissão organizadora do evento – composta por membros do sindicato, representantes dos servidores e do governo municipal.
“Sem dúvidas essa é uma ótima iniciativa.Precisamos debater a segurança e principalmente o bem-estar dos nossos funcionários, além de despertar essa consciência e motivar os nossos servidores para qualificar ainda mais o atendimento levado até o cidadão”, destacou o gestor.
PALESTRAS
– Consequências e prevenção
Crizanto Alves Acosta, técnico em Segurança do Trabalho
– Noções básicas de primeiros socorros
Rubensmar Côrrea, técnico em Enfermagem do Trabalho
– Relações interpessoais no ambiente de trabalho
Carla Aguzzi, psicóloga