EDUCAÇÃO

Seminários concluem projetos do Pnaic na região

Hulha Negra

Hulha Negra Foto: Divulgação TP

A sexta-feira (29) foi voltada para a área de educação na região. Na data, aconteceu a conclusão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) nos municípios de Hulha Negra, Candiota e Pedras Altas.

O Pnaic é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, que visa atender a Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Com a formação continuada de professores, o Pnaic garante melhorias na aprendizagem nas disciplinas de Português e Matemática. Ao final da formação se chegou a conclusão de 100 horas, sendo 60 horas presenciais e 40 à distância.

Confira como foi o encerramento em cada município:

HULHA NEGRA – O ginásio Carochão sediou o seminário final do Pacto. O evento contou com a participação de professores e alunos de pré-escola e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. As formações foram ministradas pelas professoras Cléia Oliveira e Roséli Borba, através da supervisão da coordenadora local do Pnaic, Márcia Reis Barbosa.

A finalização do Pacto contou com exposição de trabalhos e jogos pedagógicos apresentados pelas professoras como conclusão do programa. Conforme explica a coordenadora Márcia, o Pnaic é importante para uma aprendizagem satisfatória. “Os assuntos abordados são discutidos e, posteriormente, aplicados em sala de aula através de sequências didáticas, projetos, jogos e atividades variadas, de forma que promovam uma aprendizagem mais satisfatória aos alunos”, afirma.

PEDRAS ALTAS – Com o comprometimento do governo em manter uma qualidade de ensino e pensando na qualificação dos professores da rede pública municipal de Pedras Altas, ocorreu na escola Lago Azul, situada a 40 Km da sede do município, o encerramento do Pnaic. O evento educacional, conforme a secretária de Educação Cilene Tardiz, contou com a visita das professoras da 5ª CRE, de Pelotas, Siara Marroni Nietedt e Maíra Siqueira Andres, além de 40 professores de pré ao 5º ano e diretores das demais escolas municipais.

O encerramento teve início com um almoço de confraternização, seguido por uma palestra sobre inclusão. Em continuidade ocorreram apresentações dos trabalhos dos professores e formadores com entrega de certificados. “Deixamos o nosso agradecimento a essas pessoas que acreditam que podemos construir uma educação de qualidade através do comprometimento e da união de todos nós. Deixo também um agradecimento especial as nossas formadoras: professoras Daniela Maiche, Andressa, Maria Eliana e Beatriz Carvalho”, pondera Cilene.

CANDIOTA – As formações foram organizadas em três turmas, sendo uma turma de Educação Infantil, com a formadora Adriane Wollmann e duas turmas de Anos Iniciais, com as formadoras Tatiane Dahmer e Viviane Dahmer, que foram realizadas semanalmente nas dependências das escolas Odete e FARO e com todo o suporte necessário da Secretaria de Educação. As formações contaram com o apoio do coordenador local do Pnaic, Ricardo Portella e da secretária de Educação Giselma Pereira.

O encerramento ocorreu na sede do Simca, com seminário e mostra de trabalhos. O evento contou com a presença do prefeito Adriano dos Santos, vice Gil Deison, equipe da Secretaria de Educação e Pnaic, secretários, diretores, coordenadores, supervisores, professores formadores locais e professores cursistas. Após a abertura foi realizada uma palestra sobre a importância da formação e em continuidade, ocorreram as apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas formações por professores juntamente com os alunos. As atividades foram encerradas com a encenação teatral “Toda família é diferente, então ame a sua!”.

Pedras Altas

Pedras Altas Foto: Divulgação TP

 

Candiota

Candiota00 Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook