PREVENÇÃO

Sessão Especial aborda campanha Outubro Rosa em Hulha Negra

Mesa de autoridades da sessão presidida pelo vereador Jorge Coelho Foto: Luana Borges/Especial TP

Na tarde de quinta-feira (14), o plenário Hugo Canto, da Câmara de Hulha Negra recebeu o secretário de Saúde, Volnei Jorge e a enfermeira Ana Luiza dos Santos Neto, para abordar dados relativos a prevenção e atendimento de pacientes com câncer de mama ou de colo de útero.

A sessão foi proposta pela vereadora Tanira Ramos (PTB), para abordar o tema durante a campanha Outubro Rosa. A vereadora agradeceu a presença do secretário e da enfermeira para o repasse de informações referentes a saúde da mulher. “É importante a presença de vocês para nos ajudar em esclarecimentos neste mês dedicado a prevenção do câncer de mama e colo de útero”.

O secretário Volnei Jorge disse ser muito importante ser recebido na Casa legislativa para falar de um tema relevante como a Saúde da Mulher. “É preciso falar sobre a prevenção dos dois tipos de câncer que tem atingido milhares de mulheres ano após ano e tem levado milhares de vidas de mulheres. Outubro é chamado de Outubro Rosa, no Brasil começou a partir de 2002, se tornando ano a ano debatido. É de suma importância este assunto, pois a maioria da população brasileira é mulher”, afirmou o secretário, destacando que “cada município tem suas ações e um dia específico pra isso. Na área da saúde todos os meses é uma cor, mês passado foi o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e para cada mês usamos uma cor de máscara. A próxima será a azul, em decorrência do Novembro Azul”.

Em continuidade, a enfermeira Ana lembrou de um evento que será realizado neste sábado (16), no Centro de Atendimento Integrado de Saúde (Cais), popular hospital, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, onde serão realizados exames preventivos CP e exames de mamas. Na data também haverá sorteio de dia de beleza.

“Toda mulher precisa se prevenir a partir dos 45 anos, salvo as que já têm histórico familiar ou detectar algum nódulo. O de mamas assim que começarem as formações. Em Hulha Negra temos um índice baixo de casos, estamos com duas pacientes em tratamento com câncer de colo de útero e três de mama, além de outras dez que fazem tratamento, mas livres de lesões graves. Mesmo durante a pandemia não deixamos de fazer exame papanicolau e exame de mamas. Se a mulher apresenta nódulos, terá exame de mamografia. Hoje, as mamografias pelo Sistema Único de Saúde (Sus) são para mulheres acima dos 55 anos, mas a Secretaria de Hulha dá o suporte para as mulheres mais jovens também, não deixam os pacientes aguardando se estão precisando”, explicou a enfermeira.

Sessão Especial proposta pela vereadora Tanira Ramos, contou com a presença do secretário Volnei e da enfermeira Ana Foto: Luana Borges/Especial TP

Ana acrescentou que ainda existem mulheres que necessitam de orientação. “Há pessoas com pouca informação, que moram, longe. Repassamos a informação, fazemos coletas. Muitas tem vergonha de falar, ainda existe preconceito de fazer o exame, por não querer se expor, por vergonha”.
A vereadora Tanira acrescentou que “nada mais esclarecedor que dizer que o melhor remédio é a prevenção, que a mulher deve procurar o médico, estar em dia com seus exames, mesmo sabendo que quando se fala do trato íntimo é complicado”.

O secretário ainda expôs alguns números relativos a exames disponibilizados. “Temos 10 mamografias ao mês para a população e para outubro compramos mais 50 mamografias que estarão à disposição porque sabemos que neste movimento há uma maior procura. Faremos o evento sábado, mas os exames continuarão à disposição das mulheres. Temos 30 CPs pelo Sus e fizemos um convênio com um laboratório de Bagé, independente de números de coletas para termos o diagnóstico rápido”, relatou.

Jorge também lembrou que ao notar um nódulo no auto-exame, a mulher deve procurar a Saúde, que será atendida pelo médico e receberá todo o suporte necessário. Ele também comemora que há 5 anos o município não registra morte de mulheres por câncer de mama ou de colo de útero. “Isso é uma bênção, isso quer dizer que nosso trabalho está sendo bem feito. O importante é não ficarmos sem exames”, lembrou.

PRONUNCIAMENTOS – A sessão foi coordenada pelo vice-presidente do Legislativo, Jorge Coelho, que agradeceu a presença do secretário e da enfermeira Ana, além de parabenizar o trabalho realizado. “Hulha Negra está muito bem representada”.

O vereador Baixinho agradeceu as explicações e frisou a fala da enfermeira quanto a importância das mulheres terem cuidado. “A própria mulher deve conhecer seu corpo e se tiver algo errado, deve procurar a Secretaria de Saúde. Hoje as mulheres procurando atendimento gera esse índice baixo, o que nos da bastante alegria”.

O vereador Getúlio Porto agradeceu a presença da Saúde, o trabalho realizado e parabenizou a vereadora Tanira pela iniciativa. “Mulher deve fazer exames períodos e se cuidar”.

Também participaram da sessão os vereadores Diego Rodrigues (Progressistas) e Hugo Teixeira (PT).

Comentários do Facebook