RECONHECIMENTO

Sessão Especial em Hulha Negra presta homenagem aos 15 anos da Unipampa

Diretor do campus Bagé recebeu a homenagem em nome da instituição

Autoridades municipais junto ao diretor da Unipampa, Alessandro Bica Foto: Silvana Antunes/Especial TP

A noite de quarta-feira (13) foi voltada a educação em Hulha Negra. Uma Sessão Especial, proposta pela vereadora Tanira Ramos (PTB), concedeu o título de Reconhecimento a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que completa em 2021, 15 anos de atuação no Rio Grande do Sul e região.
Conforme a vereadora Tanira Ramos, o que motivou a homenagem foi a importância da universidade, oportunidades geradas, busca pelo saber e a busca por aproximação de um ensino gratuito para o município. Ela também parabenizou todos os professores pelo Dia do Professor, comemorado nesta sexta-feira (15). “É uma profissão nobre e temos que valorizar. Precisamos dessa acolhida com as crianças. Quem não lembra do professor da infância?”, afirmou.

A mesa de autoridades foi composta pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Jorge Coelho (PDT), que fez a abertura dos trabalhos, pelo vice-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Canto, secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary e o diretor da Unipampa Bagé, Alessandro Bica. Também estavam presentes os vereadores progressistas Diego Rodrigues e Luiz Gustavo Nunes Dias (Baixinho).

Na ocasião, o vice-prefeito lembrou que para fazer educação se deve ter um planejamento e a universidade sabe onde quer chegar. “Sabemos o grande número de profissionais que se formam todos os anos e como poder Executivo, só posso agradecer a esta universidade parceira do nosso município. Parabéns aos representantes da Unipampa”, disse Igor Canto.

Já a secretária Adriana Delabary disse ter ficado muito feliz ao ser procurada pela vereadora Tanira com a proposta da homenagem a universidade. “A Unipampa é referência para nossa região que antes não contava com uma universidade federal. Como secretária, tenho a grata satisfação de ter certa convivência com a Unipampa, que é parceira de Hulha Negra e atualmente conta, no pólo UAB, com quatro turmas de graduação e uma de pós-graduação. A Unipampa é muito importante para Hulha Negra, não só pelos cursos, mas pelo que virá, essa parceria veio para ficar. Minha gratidão e respeito a reitoria”, frisou a secretária.

Na sequência, o diretor do campus Bagé da Unipampa, Alessandro Bica fez uma apresentação da universidade, fazendo referência aos municípios de abrangência, cursos disponibilizados e dados relativos a colaboradores e alunos. Ele também explanou especificamente sobre o campus Bagé e agradeceu a homenagem. “É importante para nós essa homenagem as vésperas do Dia do Professor. Recebo em meu nome e no dos professores, funcionários, estudantes e egressos”, destacou o diretor.

Também presente na sessão, o ex-vereador de Hulha Negra, Marcus Roberto Leitzke, cuja filha Larissa Leitzke é formanda da Unipampa e atualmente trabalha na empresa HCC Energia, falou da importância da universidade para a região. “Me formei em universidade pública e sei da importância de uma universidade federal. Na minha época não tinha condições de pagar uma faculdade particular, fui bolsista e usei toda estrutura possível. A educação transforma e por isso sempre incentivo minhas filhas a estudarem. Que bom que a Câmara da Hulha está fazendo esse reconhecimento”, manifestou.

A Sessão Especial foi encerrada após a entrega de uma placa de Reconhecimento ao diretor da Unipampa, Alessandro Bica, através da vereadora proponente, Tanira Ramos.

Vereadora Tanira Ramos fez a entrega da placa de Reconhecimento ao diretor da Unipampa Bagé, Alessandro Bica Foto: Silvana Antunes/Especial TP

SOBRE A UNIPAMPA – A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, fundada em 2008 e estabelecida no Rio Grande do Sul. Em 2017 foi considerada a quinta melhor instituição de ensino superior gaúcha segundo avaliação do MEC medida pelo Índice Geral de Cursos (IGC). Superando o Índice Geral de Cursos de universidades como Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), as quais foram responsáveis, juntamente com o MEC, pela implantação da Unipampa. Tem como reitor o professor Roberlaine Ribeiro Jorge, então diretor do Campus Alegrete, eleito pelo voto direto e sendo o primeiro negro a assumir o cargo, tendo como vice-reitor Marcus Vinicius Morini Querol.

A Unipampa, entre as instituições públicas, conta com o melhor curso de graduação em Ciências Econômicas do Brasil, segundo o INEP.
No início de suas atividades, era apenas uma extensão da UFSM para os campi da região norte – Alegrete, Uruguaiana, São Gabriel, Itaqui e São Borja – e da UFPel) para os campi da região sul – Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Jaguarão e Caçapava do Sul. Os cursos oferecidos na Unipampa a partir da sua criação em 2006 até o ano de 2008, possuíam as mesmas matrizes curriculares da UFSM e UFPel, de acordo com cada campus. Após a promulgação de sua independência, foi estabelecido um novo currículo para cada curso.

A universidade foi criada, ou tornada independente visto que já se encontrava em atividade, pela Lei 11.640 de 11 de janeiro de 2008, como “Fundação Universidade Federal do Pampa”, de natureza pública, com sede e foro na cidade de Bagé. É dotada de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, observada a Legislação vigente e o presente Estatuto, bem como o Regimento Geral e os regimentos dos órgãos que compõem a estrutura institucional e as resoluções de seus órgãos colegiados.

A Unipampa é uma instituição federal de educação superior multicampi, com os campi localizados em Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana. O primeiro Concurso Vestibular da Unipampa ocorreu nos dias 17 e 18 de junho de 2006. O início das aulas ocorreu em 16 de outubro de 2006. O ingresso na Unipampa a partir de 2010 passou a ser exclusivamente através do Sisu. Para celebrar as primeiras formaturas da Universidade, um selo comemorativo foi confeccionado pelos Correios e distribuído com os convites.

Atualmente conta com 12 mil alunos distribuídos entre seus dez campi, sendo alunos de graduação e pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização).

Mais informações no site da universidade: unipampa.edu.br.

Comentários do Facebook