O município de Hulha Negra comemora e com razão em ter alcançado o primeiro lugar no levantamento anual feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), conhecido nacionalmente como Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Os números mostram claramente que nos últimos anos, o município tem feito a lição de casa e passou da quarta colocação em 2012 para a primeira agora.
Contudo, e essa não é uma situação só da região, mas de quase 90% dos municípios brasileiros pesquisados pelo IFGF, as cidades vivem um momento muito delicado levando em conta os cinco indicadores que são pesquisados: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. O IFGF da região possui o conceito C, que é Gestão em Dificuldade. A exceção mais negativa fica para Pinheiro Machado, que possui conceito D.
A crise econômica e política dos últimos anos, aliada a uma concentração brutal das receitas na União e queda significativa da arrecadação, levou a maioria dos municípios a um quadro quase que caótico do ponto de vista fiscal e financeiro.
Os dados apresentados agora pelo IFGF devem sim acender um alerta nas administrações municipais para que façam ajustes necessários e possíveis, porém em itens como Receita Própria não há muito o que fazer,caso não houver de fato uma mudança no chamado Pacto Federativo, com maior distribuição do bolo tributário para os municípios.