EDUCAÇÃO

Sindicato quer audiência pública sobre não pagamento do piso aos professores de Bagé

Comissão de Educação recebeu o presidente do Simprofem Foto: Divulgação TP

Na reunião desta terça-feira (28), a Comissão de Educação, Cultura, Direitos Humanos e Segurança recebeu do presidente do Sindicato dos Professores Muncipais de Bagé (Simprofem), professor Eduardo Fredes, um pedido de audiência pública, por meio da comissão para discutirem o não pagamento por parte da Prefeitura do Piso Nacional do Magistério.

A comissão, presidida pela vereadora e também professora Cáren Castencio (PT), acatou o pedido e deu encaminhamento à presidência da Casa Legislativa com a possibilidade de três datas para realização da audiência. A luta da categoria vem tomando as ruas da cidade tendo em vista a defasagem salarial dos professores, sendoque o governo municipal, desde 2020, não cumpre o determinado pela Lei 11378/2008 – que fixa o pagamento do piso da categoria.

Grande parte dos professores e professoras da rede paralisaram suas atividades no último dia 14 para protestar, além disso há um grande movimento que toma conta das redes sociais.

Para a vereadora Cáren toda mobilização e protesto são justos, pois “é inadmissível o governo municipal dar às costas para os professores e discursar politicamente sobre educação de qualidade. Estamos cansados das falsas promessas. Estamos, ao contrário do que diz o prefeito, lutando por um direito que é nosso. Não estamos buscando aumento de salário ou alguma vantagem sobre os demais, estamos reivindicando o que a Lei determina. Os recursos chegaram, por que o governo municipal não nos paga?”, destaca a vereadora.

O encaminhamento foi dado dentro dos trâmites do Legislativo pela comissão em que estavam presentes, além da presidente, a vereadora Beatriz Souza (PSB) e o vereador Caio Ferreira (PDT), que se manifestam a favor da luta da categoria e também o vereador Ramão Bogado (PTB). Cabe agora ao presidente do Legislativo Municipal, Augusto Lara (PTB), autorizar a realização da audiência que busca debater o tema entre o Executivo e o magistério.

Comentários do Facebook