Sites e transparência

Os municípios possuem um instrumento para esclarecer a sociedade o que se passa nas administrações municipais e apresentar dados sobre a história, geografia, turismo, imagens, contas públicas, legislações, etc. Em geral, os sites de municípios são ruins, com raríssimas exceções. Em Hulha Negra, o município do qual sou mais próximo, atualmente, o site é caprichado de ruim em todos os sentidos. Já foi um dos melhores do estado.
Dei uma olhada no site do Tribunal de Contas para ver como andam as receitas, despesas e outros dados interessantes dos municípios da região. O site foi “melhorado” recentemente. Complicou. Levei alguns minutos para encontrar o que estava bem à vista na versão anterior, receita, despesa, gastos com educação, saúde e outros. Sou insistente, consegui achar porque entendo um pouco do assunto.
Encontra-se, após entrar no site, em “Informações dos Fiscalizados (Controle Social)”. Parece fácil. Para quem sabe é. Na versão anterior bastava entrar no site. De “cara” havia um espaço para colocar o nome do município e em baixo teclar em receita, despesa, enfim, era óbvio.
Observando as receitas, pode-se verificar que, embora a inflação considerável este ano, não dá para reclamar uma vez que cerca de metade das despesas municipais se referem a salários e estes são reajustados, quando são, em valores previsíveis. Entre Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, de janeiro a setembro, comparando com o mesmo período do ano passado, a receita arrecadada que cresceu menos foi a de Candiota, 11,03%. Em 2020, em Candiota houve operações de crédito e neste ano não há, o que justifica em parte o percentual mais “modesto”. Pedras Altas arrecadou em 2021 mais 13,37%, Hulha Negra mais 14,5% e Pinheiro Machado mais 20,86%.
Eu gostaria de ver estes dados percentuais nos sites dos municípios. Fui pesquisar.
Em Hulha Negra, no Portal Transparência, encontra-se os dados até agosto de 2021 e se quiser comparar com o ano anterior é possível encontrar os dados em planilhas que os leigos não entendem e nada explicam, como também ocorre noS demais municípios citados.
Em Candiota e Pinheiro Machado os dados dos sites não batem com os do Tribunal de Contas, mas não foi difícil achar. Em Pedras Altas os dados podem ser encontrados e como no site de Hulha Negra conferem com os do site do Tribunal de Contas.
Transparência não é colocar informações para cumprir o protocolo. Transparência significa explicar os dados para possibilitar o entendimento dos números por leigos no assunto. Isto, nos sites, nenhum dos municípios citados faz.

Comentários do Facebook