
CGTEE é proprietária da Usina de Candiota Foto: Arquivo TP
Os sindicatos que compõem a Intersul e a Aprosul pediram que a Justiça deferisse, por meio de Tutela Cautelar, em caráter antecedente e urgente, sobre a suspensão de toda e qualquer deliberação societária que vise a operação de incorporação promovido pela Eletrobras, da Eletrosul pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) – que é a proprietária da Usina de Candiota.
O pedido de suspensão é até que se ultimem os procedimentos para disponibilização das informações e documentos solicitados e se discuta o processo de incorporação, em audiência pública, que será convocada no Senado Federal para tratar do assunto.
No último dia 28 de agosto, juiz federal de Santa Catarina, Cristiano Estrela da Silva, aceitou o pedido, deferindo a tutela de urgência pelo prazo de 60 dias contados do efetivo fornecimento dos documentos. A Eletrobras recorreu da medida, mas teve negado o pedido, sendo mantida a suspensão.
Há cerca de dois meses, as entidades dos trabalhadores já haviam representado junto ao Ministério Público Federal (MPF), pedindo que órgão investigue a incorporação.