EDUCAÇÃO

Tempo de fechamento de biblioteca pinheirense gera divergência

Em reportagem publicada nesta quinta-feira (28) pelo site do TP, sobre a reabertura ao público da Biblioteca Pública Municipal Nico Duarte, em Pinheiro Machado, a informação de que ela estaria fechada por cerca de 10 anos foi contestada nas redes sociais e há divergências sobre exatamente quanto tempo ela esteve nessas condições.

A primeira informação que chegou ao jornal era que o espaço estava fechado há alguns anos. Depois, a pedido da reportagem sobre ter mais precisão no tempo de fechamento, veio a informação de que seria por cerca de 10 anos. Este tempo foi totalmente contestado, inclusive por pessoas que trabalharam na biblioteca no período.

A ex-secretária de Educação, Marilete Peres, contatou o TP para dizer que no período que ela foi secretária, durante o governo Felipe da Feira (2013-2016), a biblioteca estava em funcionamento externo. Ela ainda garante que em 2017, já no primeiro ano do governo Zé Antônio, ainda estava aberta ao público. Depois, descreve ela, a partir de 2018 que ficou apenas em atendimento interno e que somente em 2020, em função da pandemia é que não houve atendimento.

O jornal contatou diretamente o atual secretário de Educação da cidade, Sandro Rosa, que afirmou que a biblioteca está fechada não há 10, mas há mais de quatro anos, o que seria 2017, no mínimo. “Há mais de quatro anos está fechada, sem ter quem atenda”, disse.

O fato é que a informação de cerca de 10 anos, objetivamente não é correta pelo que se apurou até aqui, porém o jornal não conseguiu precisar ainda, qual é realmente o tempo de fechamento.

Comentários do Facebook