Depois de um feriado prolongado para dar boas vindas à primavera e com temperaturas típicas de verão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começou a emitir alertas de um período com grande instabilidade para o Rio Grande do Sul e propício a frequentes temporais e ventanias.
A previsão acabou se confirmando no início da madruga de sábado (22) e o clima ameno e tranquilo deu lugar às chuvas acompanhadas de ventos, que acabou gerando transtornos na região. De acordo com a Sigma Meteorologia, os acumulados do final de semana ficaram entre 75 e 130 mm na campanha, sul, serra do sudeste e leste do Estado – o suficiente para elevar níveis de rios, barragens e arroios.
CANDIOTA – No início da tarde desta segunda-feira (24), em contato com o coordenador da Defesa Civil do município, Milton Piazza, o TP foi informado que não houve grandes prejuízos até o momento. “À princípio três casas e alguns galpões parcialmente atingidos”, pontuou ele. No domingo, moradores da Vila Operária ficaram sem abastecimento de água por problemas elétricos na Estação de Tratamento.
HULHA NEGRA – Em contato com autoridades locais, no município não houve registros de transtornos até o fechamento desta edição.
PEDRAS ALTAS – Moradores informaram ao TP que desde a madrugada de sábado vários pontos não contavam com abastecimento de água, luz, internet e telefone. Os transtornos estenderam-se até o início da manhã desta segunda-feira (24), quando os serviços começaram a ser reestabelecidos.
PINHEIRO MACHADO – Desde o início do temporal, a cidade ficou sem energia elétrica por um período de aproximadamente 13h. Além disso, o abastecimento de água e o sinal de telefone e internet também foi prejudicado pelas chuvas e ventanias, normalizando apenas na tarde de domingo. Em contato com o prefeito Zé Antônio, até o fechamento desta edição não haviam sido registrados transtornos maiores.
REGIÃO EM ALERTA – Em boletim divulgado pela Sigma Meteorologia por volta das 13h de ontem (24), a chuva faz apenas uma breve pausa e deve retornar nesta terça-feira (25). Há risco de tempestades e nas próximas 48 horas o acumulado de chuvas deve ficar entre 40 e 70 mm na região. Outro fator que requer atenção é a possibilidade de presença dos ventos leste/sudeste no decorrer do dia, com rajadas que podem ultrapassar os 40 km/h.

Galho caiu sobre a fiação na Vila Residencial e deixou a localidade sem energia por cerca de duas horas Foto: J.André TP
Atualizado de acordo com o jornal impresso.