VITIVINICULTURA

“Teremos uma safra com bons resultados”, avalia produtor do Vinhedo Pedras Altas

Ao fim da colheita serão cerca de 100 toneladas de uvas colhidas entre as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, PinotNoire e Tannat

Família Hofmeister coordena e ajuda na colheita Foto: Divulgação TP

Está chegando ao fim a colhei­ta de uvas do Vinhedo Pedras Altas, da família Hofmeister. O Tribuna do Pampa conversou com o proprietário do empreendi­mento, Carlos Hofmeister Neto, que falou sobre a safra 2021.

Conforme Hofmeister, que tem ao lado o sócio Manoel Antônio Araújo, ao fim da colhei­ta serão cerca de 100 toneladas de uvas colhidas das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Pi­notNoire e Tannat, toda destinada a produção de vinhos. Parte da produção, cerca de 5.000 quilos, será para vinificação própria, dos vinhos Pedras Altas, e o restante, a grande maioria, entregues para vi­nícolas parceiras da Serra Gaúcha.

Questionado a avaliar a safra 2021, o produtor disse ter sido com bons resultados apesar de positiva. “Não foi uma safra fácil. Em volumes podemos dizer que é razoável, mas foi muito de­safiadora. Choveu muito no mês de fevereiro e ainda chove em março. As uvas precoces foram melhores no quesito qualidade, já as mais tardias estão sofrendo com as chuvas. Mas ainda assim podemos dizer que foi positiva”, avaliou.

Parte da colheita foi acompanhada pelo prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, e equipe de governo, seguindo uma tradição desde que assumiu o Exe­cutivo no primeiro mandato, em 2017. “É uma honra para o nosso município ter o Vinhedos Pedras Altas, isto comprova a importância do município para o setor da viti­vinicultura”, destacou Perdomo.

Prefeito Bebeto Perdomo e equipe, visitou o Vinhedo

SOBRE O VINHEDO – O projeto teve início com 10 hectares de uvas nas qualidades Cabernet Sau­vignon e Merlot, sendo em 2009 realizada a primeira vinificação própria com uvas Merlot e uma segunda experiência em 2011. Em 2014 foi feita uma reenxertia de um hectare de PinotNoir sobre Cabernet Sauvignon. Em 2018, uma excelente safra proporcionou a vinificação das três uvas: Ca­bernet Sauvignon, Merlot e Pino­tNoir. Já em 2019 foi reenxertado um hectare de Tannat encima de Merlot. O Vinhedo Pedras Altas está localizado no Paralelo 32 do extremo Sul do Brasil e surgiu a partir do objetivo de diversificar a atividade produtiva da proprie­dade, em 2003.

Colheita já está em fase final na propriedade

Comentários do Facebook