CORONAVÍRUS

“Testagem fora do período definido pode resultar em erro”, alertam técnicas pinheirenses

Segundo os membros da equipe da Vigilância em Saúde de Pinheiro Machado, todos os usuários descritos em “monitorados” no boletim epidemiológico são considerados suspeitos e serão testados em momento oportuno – seja por RT-PCR (exame laboratorial) ou teste rápido, sendo avaliados os critérios para definição do método utilizado. Além disso, todos os contatos de qualquer caso confirmado passarão por teste rápido.

O teste RT-PCR da Covid-19 só pode ser feito em casos sintomáticos do terceiro ao sétimo dia de sintoma, enquanto o teste rápido só pode ser realizado a partir do décimo dia do início dos sintomas ou a partir do décimo dia de contato com caso confirmado. A testagem realizada fora dos períodos definidos pode levar a um resultado falso negativo.

No caso do método da testagem rápida, a Vigilância em Saúde detalhou o protocolo adotado. O tipo de teste que o município de Pinheiro Machado recebeu do Ministério da Saúde marca IgM (molécula formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato com uma infecção) e IgG (molécula que demora mais tempo para ser formada) no mesmo traço.Em outros tipos de testes, essa marcação pode ser sinalizada separada. “Pela marcação ser no mesmo traço, não temos como identificar se o vírus está ativo ou não. Se o resultado dá IgM positivo no momento da testagem (décimo dia após os primeiros sintomas), significa que a pessoa está com o vírus ativo e precisa ainda cumprir sete dias de isolamento. Isso acontece porque o teste só detecta o vírus a partir do décimo dia”, explicou. Em casos de resultado IgG positivo, significa que a pessoa já teve contato com o vírus e não está ativo no momento. Casos assintomáticos também são detectados nos testes rápidos.

Comentários do Facebook