CORONAVÍRUS

Testes rápidos já foram feitos em 439 pedritenses

Testes foram aplicados em profissionais da Saúde, Segurança Pública e comunidade em geral Foto: Divulgação TP

Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Dom Pedrito anunciou que de um total de 1.120 testes rápidos recebidos do Governo do Estado, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, já havia aplicado 439 até o momento.

Destes, segundo a nota, 134 foram aplicados na população em geral, 242 nos profissionais da Saúde e 61 nos profissionais da Segurança Pública. Dos testes aplicados, apenas um caso positivo foi detectado, conforme já noticiado anteriormente e já se encontra na lista de curados.

TESTE RÁPIDO – A Prefeitura de Dom Pedrito ainda lembra que o uso do teste rápido para diagnóstico da Covid-19 tem ganhado força como medida auxiliar. Mais rápido e prático do que o exame convencional, o resultado sai em poucos minutos e não exige uma estrutura laboratorial. O Executivo salienta porém, que o teste rápido precisa ser realizado no momento certo para ter maior eficiência.

Os testes rápidos para verificação de anticorpos não são recomendados para a confirmação diagnóstica de pessoas com sintomas de início recente, sendo indicados para pacientes com tempo de evolução superior a oito dias.

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, a produção de anticorpos à infecção por Covid-19 pode variar entre indivíduos, podendo começar a aparecer entre 7 a 11 dias após a exposição ao vírus. Por isso, o teste para verificação de anticorpos não é útil no cenário agudo da doença.

CASOS – Um boletim epidemiológico divulgado há poucos instantes aponta 30 casos confirmados da doença na cidade, sendo 6 ativos. Ainda, 174 pessoas são monitoradas e 26 aguardam resultados de exame.

Comentários do Facebook