
Bolos e pudins são especialidades Foto: Divulgação TP
Através de uma parceria entre os candiotenses Cristian Ortiz, de 24 anos, sobrinho de David Ortiz, 37 anos, formados em Gastronomia pela Universidade Federal de Pelotas, surgiu a Ortiz Cozinha Artesanal. Lançada em 2018, teve foco principal na área de tortas especiais na região de Pelotas e Candiota em datas especiais.
À reportagem do Tribuna do Pampa, os empresários relataram que durante o ano de 2019 o cardápio sofreu alterações e os produtos variam desde a clássica cheesecake, passando pelos mais tradicionais, com receitas originais de pudim de leite condensado e tortas para comemorações.
Segundo os gastronomos, o diferencial da Ortiz Cozinha Artesanal é o cuidado, desde a escolha dos ingredientes, até o preparo e entrega ao cliente. “Nosso chantilly por exemplo, é feito artesanalmente. Sempre prezamos pelo cuidado da entrega de um produto ao cliente. No município até este ano atendíamos em datas comemorativas, porém agora começamos com um cardápio exclusivo para a região de Candiota e atendendo diretamente e diariamente o público daqui, que é uma oportunidade maravilhosa, já que somos da cidade e é gratificante poder trazer nossos produtos pra cá”, manifestou David.
Para Cristian Ortiz, a cozinha artesanal é mais do que um trabalho ou hobbie. “É o lugar onde além de adoçar o dia do cliente e participar de momentos especiais, é como uma terapia, pois eu amo esse ‘mundo doce’. A confeitaria é como o trabalho de um químico, onde cada coisinha, cada toque faz a diferença, principalmente nos detalhes. Então, acaba sendo mais que um trabalho ou um hobbie, se torna um momento onde eu me conecto com cada pedido, individualmente”, explica.
As vendas são feitas por encomenda via WhatsApp pelo telefone (53) 98129-6623, Instagram e página do Facebook. Pelas redes sociais é possível ter acesso aos produtos, receitas e algumas dicas de culinária.
A equipe
– Cristian Ortiz – Cris, Cristian, Junior ou Junico. “Minha história com a gastronomia começou por acaso, mesmo quando não achava que eu poderia levar isso como profissão. Cozinhar pra mim sempre foi uma diversão, um autoconhecimento. Durante o curso, acabei identificando minha paixão por confeitar. Comecei a trabalhar na área em 2017 e hoje cada vez mais fico totalmente apaixonado e grato por esse mundo. A cozinha é como uma terapia. Perdi a noção de quantas vezes não estava em bons momentos e fazer um simples brigadeiro melhorou totalmente meu dia. Assim como acredito que transmitindo meu amor pelas tortas, doces que faço, eu consigo melhorar também o dia de quem a consome. Minha comida favorita é o bolinho de batata da minha vó e meu doce favorito é cheesecake de morango”.

Cristian Ortiz Foto: Divulgação TP
– David Ortiz – Menino David ou tio David. Começou o curso de Gastronomia em 2015 e se formou em 2018. Trabalha na área desde 2016 e é famoso pelo seu toque de comidinhas caseiras, aquela tipo de vó. “Eu gosto de cozinhar porque acredito que através do alimento tu pode expressar amor, despertando memórias afetivas e respeito ao alimento pelo qual esta cozinhando, tentando sempre utilizar ele integralmente, destacando o sabor e a alma de cada alimento. Meu prato salgado favorito é arroz com galinha e meu doce é pudim de leite, ambos me trazem lembranças.”

David Ortiz Foto: Divulgação TP
David Ortiz Gastronomia: a aposta nos alimentos congelados

Sopas congeladas visam facilitar o acesso ao alimento Foto: Divulgação TP
Voltada a refeições congeladas e alimentos salgados foi lançada a David Ortiz Gastronomia, com base no Confort Food ou comida de conforto. Segundo Ortiz, a página particular surgiu após a oportunidade de retorno para Candiota. “Pensei em algo que pudesse colocar à disposição da comunidade o meu conhecimento em forma de alimento, e como já tínhamos a outra página mais voltada a confeitaria, criei essa, onde faço refeições com sabor de comida de mãe, comida que aquece o corpo e o coração. Aquele alimento que você come e lembra a casa da vó, que despertam aquelas lembranças boas da infância”, conta David.
Ele contou também que a empresa teve início com uma linha de sopas congeladas a pronta entrega para aproveitar o frio característico da região e também quiches por encomenda. “Já estou trabalhando na criação do próximo cardápio, porém o destaque é para sopas preparadas com produtos naturais, livres de conservantes e aditivos, tendo como base, temperos como cebola e alho, simples e saboroso”, explica, acrescentando que as vendas são feitas 100% por redes sociais e APP de troca de mensagens. “É uma forma de driblar a pandemia. Estamos engatinhando ainda, as pessoas ainda estão conhecendo os produtos, mas noto que ainda parecer existir um pouco de preconceito ao alimento congelado. Mesmo assim, a ideia é que aumentar e variar o cardápio conforme o crescimento das vendas e da cidade.
Um cardápio especial de Natal já está sendo preparado para a Ortiz Cozinha Artesanal e um de primavera para a David Ortiz Gastronomia. Pedidos podem ser feitos pelo Facebook e Instagram, pelos endereços @ortizcozinha @davidortizgastronomia ou pelo WhatsApp (53)999716110.