EDUCAÇÃO

Titular da Educação tranquiliza comunidade escolar sobre avaliações na rede municipal de Pinheiro Machado

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Jackson Cabral avaliou de forma positiva o engajamento para o desenvolvimento das atividades Foto: Arquivo TP

Um ano totalmente atípico, com muitas incertezas, mudanças e adaptações para toda a comunidade escolar. Assim tem sido no país, no Es­tado e nos municípios da região desde a interrupção das atividades presenciais logo nos primeiros registros da Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus. Em Pinheiro Machado, conforme avaliou o vice-prefeito e titular da Secretaria da Educação, Cultura e Desportos, Jackson Cabral, o comprometimento dos profissio­nais, das famílias e dos alunos dos seis educandários da rede municipal é motivo de satisfação pelos resultados alcançados até o momento.

PARTICIPAÇÃO – Em um vídeo divulgado em uma rede social, Cabral fez questão de agradecer o empenho e a dedicação de to­dos os envolvidos durante esses meses em que as atividades estão sendo realizadas à distância. “Desde maio se implementou as atividades à distância para toda a nossa rede municipal de ensino e conseguimos chegar a 100% dos alunos. Além disso, tivemos a grata satisfação de atingir o retor­no de cerca de 75% das propostas enviadas e isso é fruto do traba­lho dos nossos coordenadores e professores, mas principalmente daqueles que estão em casa com seus filhos – os pais, os responsá­veis e toda a família que incentiva e busca fazer com que os alunos participem e efetivamente con­sigam desenvolver pelo menos parte das atividades”, registrou.

AVALIAÇÕES – Segundo o vice­-prefeito, a partir de agora, as escolas passarão para uma nova e importante fase do método encon­trado para continuar mantendo o vínculo com os estudantes em meio à pandemia: a avaliação. Como forma de tranquilizar a comunidade escolar, Cabral disse ter sido esse o intuito principal da nova aparição na internet. “Quando se fala em avaliação não é para causar transtorno e nem pânico porque será dentro daquilo que já é produzido pelos alunos.Será realizada uma avaliação diferenciada, debatida e organi­zada por todo o nosso Conselho Municipal de Educação para que seja possível dar andamento às atividades educacionais neste ano de 2020. Quero pedir e reafirmar que o compromisso é de todos, reforçando a ideia de que nada substitui o aluno com o profes­sor dentro da sala de aula, mas nesse momento é imprescindível a participação, o incentivo e o apoio da família junto com seus filhos para que as atividades cada vez mais possam ser produzidas e incentivadas e que os alunos efetivamente participem desse processo”, disse.

EDUCAÇÃO INFANTIL – Para Cabral, um dos pontos que me­recem atenção é a educação in­fantil, visto que esse período de iniciação do contato das crianças com o sistema educacional é pri­mordial por se tratar da base do aprendizado. “Precisamos que os alunos participem e deem retorno das atividades propostas pelas escolas. A educação infantil é a base, é onde os nossos pequenos começam o desenvolvimento do seu ensino e do seu conhecimento e, por isso, deixo esse apelo im­portante para todas as famílias. Também quero dizer que somos otimistas, não sabemos o que vai acontecer daqui 15 ou 30 dias e isso realmente ninguém sabe, mas estaremos preparados para, somente quando possível, com se­gurança e cuidado principalmente a saúde das nossas crianças, voltar de forma gradual às atividades presenciais”.

PANORAMA – Em conversa com a reportagem, o titular da pasta afirmou que, quem ainda não entregou nenhuma ou parte das atividades, ainda é possível fazê-lo. Além disso, solicitado a avaliar a opinião da parcela dos pais que, principalmente através das redes sociais, critica o mé­todo e diz estar sendo de total desgaste e pouco aproveitamen­to por parte dos alunos, Cabral disse discordar da afirmação. “Temos um universo de 1.350 alunos e vejo poucas mani­festações contrárias ao trabalho que está sendo proposto. A grande maioria entende a situação que passamos e o esforço de todos no sentido de diminuir o prejuízo na área da educação”, garantiu.

Sobre as avaliações dos trabalhos à distância serem utili­zados para aprovar ou reprovar os estudantes no final do ano letivo, o vice-prefeito afirmou que atu­almente se trabalha sim a partir desta perspectiva e também por isso a importância da participação de todos. “Apesar disso, é preciso lembrar que pertencemos a um sistema nacional de educação e que poderá haver novos regra­mentos no futuro em relação a isso”, finalizou.

 

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