Encerrou na tarde de ontem (24), em Bagé, a 13ª Mostra de Escolas de Educação Profissional (MEP). O evento iniciou na segunda-feira, 22, nas dependências do ginásio da Escola Estadual Leopoldo Mairon (CAIC) e contou com a apresentação de 29 trabalhos.
Estudantes das instituições que integram a 5ª, 10ª, 13ª, 18ª e 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram da Mostra e expuseram suas pesquisas científicas, as quais foram avaliadas por uma comissão julgadora.
Três trabalhos foram selecionados e participarão da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep) com data ainda ser divulgada. A cerimônia de encerramento ocorreu com a apresentação do coral “CRE que Canta”, do grupo de danças gaúchas da Escola Estadual Waldemar Amoretty Machado, de Bagé, e, ainda, do musical “Cinderela”, sob a responsabilidade dos alunos dos terceiros anos do Instituto Doutor Bucão, de Lavras do Sul.
Os estudantes que apresentaram as pesquisas foram premiados com medalhas de participação. A MEP é um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos científicos e tecnológicos elaborados por alunos e professores da rede pública estadual, nos cursos da Educação Profissional.
Trabalhos selecionados
1º lugar Eixo Tecnológico Controle de Processos Industriais – Construção de um reator para fabricação de Biodisel – E.E.E.M Frei Placido de Bagé – (orientador: professor Lucas Oscar Janjar/alunos: Helison Ortiz Cavalheiro, Pâmela Camargo Peçanha e Vagner Oliveira Brum);
1º lugar Eixo Tecnológico Recursos Naturais – O Exôdo rural e seus reflexos sobre a sucessão nas pequenas Propriedades – Eterrg Caçapava Do Sul – (orientador: professora Francelina Elena Vasconcellos/alunos: Gabriel Trindade, Yasmin de Souza Batista e Yasmin Freitas);
1º lugar Eixo Tecnológico Gestão e Negócios – Cooperativa de Beneficiamento de Soja do Sul (Cobessul) – Escola Técnica Dom Pedrito – (orientador: professora Elizethe Rieffel/aluno: Fernando Marlon Moreira Alves).