EDUCAÇÃO

Trabalhos de Hulha Negra chegam a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Vídeos foram gravados pelas famílias dos alunos utilizando produtos consumidos diariamente nas residências ou corantes para o trabalho das cores Foto: Reprodução TP

Dois trabalhos escolares de Hulha Negra se destacaram e participaram de uma feira a nível nacional de forma virtual, a Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia – Mostratec Virtual/2021.

Os projetos “Fortalecimento do Sistema Imunológico na prevenção da gripe e de doenças infecciosas, através da matéria-prima de uso cotidiano familiar” – alunos mostraram alimentos, muitos produzidos em casa e fizeram receitas utilizando esses alimentos, orientado pela professora Adriana Pereira Cardoso, da escola municipal Auta Gomes, e “Brincando com as cores na Educação Infantil: Dança das cores”- utilização de corantes, da professora Deizi Loiraci Silva Lemos, da escola Monteiro Lobato, levaram o nome de Hulha Negra para o Brasil.

Segundo a coordenadora das Feiras de Ciências, Josimar Feira, os trabalhos participaram e foram selecionados, primeiramente na Feira de Ciências de Hulha Negra – 2ª Fecihune/2021, posteriormente na Feira de Ciências etapa regional – 10ª Feira de Ciências do Campus Bagé, passando pela Feira de Ciências etapa estadual – Feira de Ciências do Pampa – 1ª Fecipampa/2021 e chegando na Feira de Ciências etapa nacional – Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia – Mostratec Virtual/2021.

Ainda sem receber premiação neste nível, Josimar comemora. “Nossos trabalhos foram longe, com um nível muito bom, nossos alunos estão de parabéns”, elogiou.

A secretária de Educação Adriana Delabary, disse que é uma conquista incalculável. “Para um município pequeno, modesto como Hulha Negra, que passou por toda situação da pandemia apenas com material impresso, praticamente nada de contato, um que outro professor fazia algo via WhatsApp, ter estes dois trabalhos na nacional é para se comemorar muito”, afirmou.

SOBRE A MOSTRATEC – É uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. O evento destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional técnica de nível médio.

A Mostratec conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. A cada ano, aumenta o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.

Comentários do Facebook