DEBATE ANTIGO

Candiota está sem Correios e transferência da agência volta ser debatida

A reunião aconteceu nesta terça-feira (16) Foto: Divulgação TP

Não é de hoje que o principal núcleo habitacional urbano do município, nomeada ofi­cialmente como sendo a sede do município e desde então deixando de ser Dario Lassance, para se tornar a cidade de Candiota, sofre com a precariedade do atendimento dos Correios. O debate sobre a vinda da agência atualmente sediada na Vila Operária para a sede do município, ganhou novamente força esta sema­na, quando por problemas elétricos no prédio da agência, o atendimento foi interrompido.

REUNIÃO Atenta ao problema, a Prefeitura de Candiota, representada pelo secretário Geral de Governo, Fabiano Oswald, e do técnico da Secretaria de Planejamento, Jesun da Silva, reuniu-se na terça-feira (16), com a coordenadora de Atendimento Regional dos Correios na cidade de Pelotas, Claudia Jacobsen Duarte, e através de videoconferência partici­pou o gerente regional da empresa, Patrik Wanderley Alves.

Na ocasião, foi tratado do fortalecimento do atendimento em Candiota e a possibilidade de trans­ferência da agência para a sede, já que a localidade possui apenas um posto avançado com atendimento realizado por funcionários cedidos pela administração municipal.

O secretário Fabiano Oswald informou aos coordenadores que a agência dos Correios de Candiota atualmente encontra-se fechada devido ao alagamento ocorrido com as chuvas da última semana, o qual afetou o sistema elétrico do local, situação essa que está causando transtorno aos munícipes e empresas que necessitam do serviço, inclusive para transporte de malotes.

O prefeito Adriano dos San­tosdestaca que a municipalidade não pode fechar os olhos ao problema, apesar de não ser a responsável direta pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), pois a mesma é uma empresa pública federal. “Esse problema não é de hoje que acontece e que se necessário for um investi­mento por parte da Prefeitura, seja em cedência de mais funcionários ou de local para funcionamento da agência, a situação será avaliada e seremos para que o atendimento volte à normalidade o mais breve possível”, disse.

O secretário Fabiano adian­tou que a Prefeitura já disponibilizou um prédio no centro da cidade de 70m² (metragem exigida pelos Cor­reios) e a promessa é que a gerência regional de Pelotas venha na próxi­ma semana avaliar as instalações. Ele garante que a Vila Operária e arredores não ficarão desassistidas, caso ocorra a mudança.

MUITA RECLAMAÇÃO Especial­mente os comerciantes de Candiota têm reclamado do funcionamento precário da agência nos últimos dias. “Sempre um transtorno, en­comendas não chegam, não con­seguimos enviar. Até quando um município como Candiota vai continuar com esse problema?”, questionou o empresário Éverton Veiga Rodrigues em sua página do Facebook.

Já Erton Müller, comentou na publicação de Éverton, dizendo que há quatro anos trabalha com comércio eletrônico na cidade e que enfrenta dificuldades. “Vendo diariamente produtos pela internet e seguido tenho que ir em outra cidade postar as vendas, o que acaba virando em prejuízo. Tomara que um dia resolvam”, disse.

“Essa semana também precisamos e estava fechado. Aí tu se desloca daqui da sede do muni­cípio até lá e dá de cara com a porta fechada. Pior que nem avisam”, se queixou na mesma postagem, o morador Alessandro Lopes Pereira.

Comentários do Facebook