Três Toques – 15 a 17/JUL/2023

PROPAGANDA

Dizem que propaganda é a alma dos negócios. Ela tem a finalidade de despertar nas pessoas necessidades que não temos.

Normalmente de algo que é supérfluo ou caprichos e vaidades, sempre com a finalidade de consumo e ganhos.

Hoje a propaganda está insidiosa, criando fantasias, vendendo sonhos de riqueza fácil e acima de tudo nos jogando num consumismo abjeto e pernicioso.

É um mundo da fantasia. Os meios de comunicação, os esportes, as artes em geral são patrocinados, financiados pela vil propaganda. Não importa para estes “patrocinadores” as questões particulares e personalíssimas. A máquina tem que rodar para produzir riqueza. A qualquer custo.

A televisão ainda é o meio mais eficaz para a propaganda. Antes foi o rádio e agora os meios eletrônicos estão desbancando todos os outros. Invadem tua casa, tua mesa e até tua cama para te fazerem FELIZ. Isto mesmo! Te vendem FELICIDADE. Teu vizinho é feliz, ele consome tal marca de alguma coisa e tu és infeliz porque não consomes a mesma marca.

OTÁRIOS
Nós pessoas do povo somos usados e abusados pela propaganda. Isto é muito grave! Ela supõe que todos temos os mesmos ganhos, os mesmos gostos.

Os aspectos de impessoalidade nos transformam numa imensa boiada. Somos tangidos para as gôndolas como gado ao matadouro. Existimos para consumir e depois, como o gado, vamos para o matadouro da vergonha, da inveja e da tristeza
Tu, meu jovem que leu até aqui já te deu conta de que a cocaína e outras drogas também fazem propaganda? Os noticiários das tevês te dizem que a polícia tal de tal cidade apreendeu tantos quilos de drogas no valor de grande soma de dinheiro. Um jovem ouve… e conclui que aí está a possibilidade de sair da miséria..Toda vez que se fala em valores das drogas se está fazendo propaganda. Traficar é melhor que trabalhar pois o ganho é imensamente maior. Vai daí que mesmo que alguns morram vale a pena tentar e ser “feliz”.

Quem não quer obter dinheiro fácil? Se fulano pode, porquê não eu? Tudo é propaganda. Nem vamos falar da subliminar.
O sucesso, o encanto e a riqueza que a propaganda insinua e apregoa é uma praga difícil de enfrentar. A realidade não condiz com o que se vende. Nem serás mais ou menos feliz pelo que te oferecem.

E NÓS BOIADA
A felicidade é ter saúde, amizades sinceras e consciência do que somos e podemos. O respeito pelo teu próximo, a mão estendida para levantar alguém que caiu e o sorriso de uma criança…

“Boiadeiro, já fui rei,

Não por mim nem

por ninguém que junto comigo houvesse…

Disparada, de Geraldo Vandré

Comentários do Facebook