TRÊS TOQUES – 16/MAI/2025

MUJICA E FRANCISCO

Nós, latino-americanos estamos órfãos destas figuras brilhantes, Pepe MUJICA e o Papa FRANCISCO. Coincidência ou não, foram as pessoas mais importantes das vidas de nossa querida América Latina.

Na juventude, MUJICA foi rebelde como convém aos jovens instruídos e que amam a leitura. Embrenhou-se por caminhos de humanidade como julgava conveniente.

Brigou por liberdade e justiça com as armas de fogo e as armas do ideal. Transformar o Uruguai e o mundo foi seu grande sonho e por ele lutou, foi ferido e feriu seus irmãos e compatriotas.

Claro, acabou preso e preso ficou por anos e anos como as ditaduras fazem com os que a contestam.

Foi então que o jovem MUJICA se transformou. Achou outro caminho que não as armas para ajudar na construção do seu País.

Ao ser libertado depois de longos anos, o Uruguai conheceu o líder, o comandante e um amoroso guerreiro da Paz e do Amor. Para todos, governou seu País com as armas do amor de da boa convivência.

O novo MUJICA, paz e amor, comoveu sua Pátria e proporcionou uma fraternidade que impera até hoje. A pobreza, vida com o mínimo necessário e muita fraternidade. Os uruguaios o abraçaram e vivem hoje num país invejável.

Suas cinzas serão colocadas junto às de sua cadelinha. Símbolo da AMOR.

 

FRANCISCUS

Morreu FRANCISCO, o condutor de pessoas. Deixou uma infinidade de filhos órfãos de sua serenidade e do seu amoroso encanto. Governou uma Igreja combalida e corroída pela rotina, pela mesmice e por tradições encarquilhadas.

Seu governo foi um sopro de modernidade. Espancou o pó do tempo e da tradição que atrasava a Igreja.

Abraçou todos os povos como filhos de Deus e levou a modernidade da FÉ a todos os que lhe abriram as portas.

A LUZ que ilumina o mundo, JESUS, foi levada com muito empenho, vigor e carinho a todos os povos.

Ensinou o amor e o perdão. Ao pecador, perdoou! Todos, todos, dizia. Não há ninguém que pedindo perdão seja condenado.

Seu encanto pela juventude foi a marca principal do seu Papado. Encanta-se com a juventude, o futuro. Buscou em toda a terra por eles e mostrou-lhes o caminho do Bem, da Paz e do amor.

Ao morrer, comoveu o mundo todo nos deixou órfãos do seu afeto e amor.

 

ENCONTRO

Gostaria de ver o encontro de FRANCISCO e MUJICA no paraíso. Erva mate não vai faltar e uma prosa bem gaudéria também não, pois seus temas habituais são Humanidade e Fraternidade.

Obrigado pelo EXEMPLO!!!

 

JÁ FOI CONTEÚDO NO IMPRESSO 

Comentários do Facebook