Três Toques – 20 a 23/OUT/2023

AMBIENTE

O ambiente onde vivemos é a nossa própria casa. É espaço coletivo onde todos somos donos, zeladores e responsáveis para que seja sempre acolhedor, hospitaleiro e agregador.

Nossa casa tem muitos problemas porque nossas riquezas estão no subsolo e para desfrutá-las temos que minerar. Ninguém consegue minerar sem poluir.

Para minimizar estes efeitos naturais e tornar nosso ambiente melhor temos que encontrar soluções práticas que não sejam onerosas e dêem bom retorno.

O embrião, o modelo do bom e barato já surgiu e em breve vai orgulhar a todos nós que aqui moramos. A área doada pela família GODOY está prestes a ser o primeiro Parque Municipal de Candiota para conservação do nosso ambiente.

É relativamente pequeno, pouco mais de 20 ha. Mas é a semente. É o primeiro passo de uma longa caminhada que todos nós vamos empreender.

Jô, a Secretária à frente do projeto vai nos encantar com o trabalho realizado.

 

E OS OUTROS???

No momento é o que temos. Podemos, porém, fazer muito mais.

CRM, CIMBAGÉ, MINA DO SEIVAL são as maiores mineradoras do município. Todas estas empresas travam grandes batalhas para poder minerar e são oneradas e fiscalizadas por órgãos federais e estaduais.

O reflorestamento que são obrigadas a fazer o fazem com o plantio de eucalipto ou pinus ou acácia. Nenhuma destas árvores é do nosso ambiente e nem brasileiras são.

Precisamos da classe política do município para convencer os operadores destas empresas a construir em suas áreas parques ambientais preservando as características do bioma pampa gaúcho.

Convencer, não impor mais ônus; dialogar sempre é o caminho mais curto para uma boa convivência. Todos podem ser convencidos de que podem lucrar e deixar sua marca do trabalho bem realizado na vida dos nossos habitantes.

 

QUE SERÁ, QUE SERÁ…

Às vezes me dá uma coisa estranha… não é dor, não é tristeza, nem saudade, talvez um sufoco. Sei que me dá… Pego tua mão, sobe o calor… e vem as lágrimas a me lavar.

Ouve Chico, Vinícius e Tom, que estarei contigo…

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook