Três Toques – 21 a 24/JUL/2023

AMIGO – 20 DE JULHO

Certamente tu tens, tiveste ou terás uma pessoa especial a quem chamarás de amigo. Pois 20 de julho é o dia em que comemoramos o Dia do Amigo.

A amizade não é e nem deve ser confundida com o amor. Este é mais pegado, mais profundo, mais entrega e mais recíproco e mais exclusivo. O amor é troca, presença e fidelidade. A amizade é abrangente, nos liberta dos jogos do amor e suas exigências. O amor prende, a amizade liberta. Temos, naturalmente, poucos amores e muitos amigos.

Muitos de nós, humanos, confundimos amor e amizade. Em nome do amor, comete-se até crimes graves contra a pessoa amada, porque o amor é como posse, exclusivo. O amor cobra, a amizade liberta.

Cada um tem seus amigos para partilhar e compartilhar seus sucessos ou chorar suas dores, fracassos. “Ombro amigo” é onde depositamos nossa confiança, dividimos dores e decepções. Se tu tens sensibilidade e capacidade para identificar este ombro amigo terás um confessionário para te absolver, perdoar e consolar.

Dia do amigo é sempre.

 

BICÃO & MARIA

BIBIANO, era o Bicão e MARIA sua companheira e amiga. Maria era mais velha. Também bastante mais robusta e bem articulada. Bicão era magrinho. Pura bondade e generosidade. Bicão foi PERSONAGEM, MARIA, coadjuvante.

Bicão, meu amigo, foi um personagem de Candiota. Onde estivesse, estava a alegria, o encantamento e a indefectível bonomia que era sua marca. Tinha uma capacidade incrível de fazer amizades e de bem conviver. Com todos era educado, prestativo.

Sim, onde estivesse estava o sorriso e um coração cheio de bondade. Tinha predileção pelas crianças. Estes eram seus amigos.

Nascido no Jaguarão, hoje Candiota em casa, como era comum na época. Teve complicações no parto e carregou pela vida as dores da pobreza e da dificuldade na fala. Tinha a característica de estar sempre mastigando uma canção que nunca se completava. Uma nenia que rodava, rodava e não tinha fim.

Pois foi meu amigo. Leal, generoso e prestativo. Todos os dias e todas as horas, com seu sorriso amável e sua disponibilidade para cumprir suas tarefas.

Maria era mais velha e foi sua grande companheira. O encantamento mútuo era comovente e viviam como amigos que eram.

Maria morreu primeiro. Teve complicações e não resistiu. Nós, dona “Zizela” e eu entendemos logo que ele não ficaria longe dela. Com a “ajuda” de maus conselheiros, abandonou o tratamento médico por um tratamento “religioso” e faleceu rapidamente.

Obrigado BICÃO pela lealdade, pelas lições que aprendi contigo, pelo carinho com a Zizela, pelas flores e árvores que vocês plantaram. Meu amigo plantava flores para perfumar as nossas vidas e de tantas pessoas.

Obrigado,AMIGO. Meu amigo BIBIANO!

UM MILHÃO DE AMIGOS

Diz a canção de Roberto Carlos. Na verdade a amizade não tem milhões. São poucos os amigos. Importa que sejam verdadeiros, leais e generosos. Que nunca te falte amigos. Se não forem milhões, que sejam leais, sinceros e presentes. AMIGOS. Cante com Roberto.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook