Três Toques – 26 a 29/MAI/2023

SOFRIMENTO

Certamente tu que estás lendo este texto ou estás ou já estiveste em sofrimento. O sofrimento é diferente da dor. É muito mais profundo que a dor.

Sofrimento e dor não são a mesma coisa. Às vezes se confundem, mas são diferentes. O corpo e a alma. O corpo sente dor. A alma tem sofrimento.

Imagines que tenhas uma folha de papel em branco e faças com ela uma bola. Bem devagarinho comece a desamassar este papel. Ele nunca mais vai ficar como era antes. Isto é o sofrimento. Tu podes não perceber ou podes não entender porque tua alma sofre ou porque não consegues ficar com tua alma lisa novamente. O sofrimento deixa marcas no nosso espírito que o tempo não apaga. Ele se entranha dentro de nós e não conseguimos mais apagar estas marcas.

Nós somos assim. Temos sofrimentos que os médicos não curam, porque eles não são físicos. A ciência se desdobra para abrandar o sofrimento. Até consegue mitigar com psicologia e psiquiatria, mas curar não consegue. O sofrimento tu não consegues tratar com fármacos e química. A melhor maneira de amainar o sofrimento é o ouvido amigo. Para o sofrimento o melhor tratamento é o desabafo, é a mão que acaricia, é a solidariedade da família e a convivência amorosa.

 

DOR

A dor é física, tópica, é do corpo. Tu sentes a dor, tu mostras a dor. Quando uma criança fere o pezinho ela chora e mostra para mamãe onde está a lesão e a dor. Um beijinho e um carinho curam esta dor.

Raras pessoas vivem sem dor. Em algum momento todos vamos passar por momentos dolorosos. É a vida. Muitas vezes dizemos que estamos morrendo de dor…

A dor deixa cicatrizes no corpo porque podemos tratá-la com medicamentos e a química funciona muito bem. Os médicos têm panacéias para todas as dores. Os laboratórios ficam milionários produzindo remédios para a dor. Assim vamos nós pobres mortais com sofrimentos e dores levando a vida.

CURAS
Para o sofrimento, o perdão, a amizade, o abraço, a solidariedade.
Para a dor a medicina, a farmácia e um beijinho.
Sejas feliz com a dor e o sofrimento. Não és o único nem o último.
A FÉ ajuda muito, mas aí é outro papo…

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook