Três Toques – 27/SET/2024

*Por Odilo Dal Molin

TRAIDORES

Tu sabes, amor e traição são imensamente contrários, opositores. Nunca estarão juntos, porque quem ama não trai. O que acontece é que espíritos perversos fingem amar. Então traem.

Traição é tão antiga quanto a história da humanidade. Vejas: Caim matou Abel, seu irmão, por ciúme e ambição. Judas, o rei dos traidores, traiu só JESUS CRISTO.

Podes ver que isto de trair é caso sério. Foi trair logo aquele que lhe deu a mão, aquele que lhe deu dignidade.

Todos sabemos que de vergonha pela traição ele foi ao galho e se enforcou. Não tenho conhecimento de outro traidor que tenha se suicidado por medo ou vergonha.

Existem vários elementos para justificar uma traição, mas o primeiro e mais importante é assenhorear-se daquilo que é incapaz de ter ou fazer. As realizações, a honra, a vida toda dedicada a uma obra, toda uma construção podem ser destruídas por um ato de soberba ou inveja.

Trair é um ato abjeto. É quando o ser humano bateu no fundo. A partir daí vale tudo.

A política é um campo aberto para a traição. Todo modo e toda forma usa o traidor para obter vantagens, sejam elas pecuniárias ou de status social e político. É muito comum eleitos por determinado Partido Político durante o mandato, comprar o apoio de quem deveria estar na oposição, seja com dinheiro ‘cash’ ou com um bom emprego.

O eleitor que vá se queixar ao ‘bispo’.

 

AMOR-AMOR E O AMOR É FIEL

O contraponto à indignidade é a coerência de caráter. O trabalho efetuado com devoção, fiel ao que disse na campanha, aos ideais do partido pelo qual pediu votos e foi eleito.

Quem vota, vota numa ideia, numa proposta, numa ideologia e fica esperando que se cumpra o prometido.

Vão dizer que é normal. Pois não é.

No amor, as traições são terríveis por envolver uma gama enorme de sentimentos e acarretam prejuízos morais a todo o conjunto familiar. Alguém jura amor eterno, só que não! Trai o juramento. Dane-se o resto…

JC perdoou Judas. Nós humanos temos dificuldade de perdoar a traição. Quem tem bonomia alarga a goela e engole tudo. Outros, sofrem muito e não conseguem. Fidelidade não é para qualquer pessoa, tem que ter caráter e amor.

Agora na eleição perguntes ao teu candidato se ele é fiel. Depois…

O amor é fiel.

PERGUNTINHA…

…necessária nesta hora. Quem é pior: o que compra o vendido ou o que vende o que lhe foi confiado?

Falar com JC.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook