TRÊS TOQUES 3 a 6/MAR/2023

EDUARDO LEITE

Foi extremamente importante a presença do nosso Governador no evento realizado em Hulha Negra quando o Governo Federal apresentou a sua “ajuda” aos agricultores penalizados pela seca inclemente e constante.

O local escolhido é simbólico e apropriado, pois são visíveis os efeitos danosos da estiagem na região. Um assentamento define claramente a intenção ideológica do Governo Federal. Por demais conhecida e reconhecida pelos brasileiros.

Ademais, o valor proposto nem de longe contenta todos os setores envolvidos. O agronegócio reivindica valores muito, muito acima.

Haverá muitas maneiras de o Governo Federal contemplar a todos. Sem o agronegócio o Brasil chafurda e sem os pequenos, também.

Foi isso que o nosso Governador disse, alto e bom som, aos Ministros portadores de soluções ideológicas. A seca não tem ideologia. Ela é portadora de lágrimas e desespero para todos.

LONGO PRAZO
A estiagem recalcitrante precisa de solução definitiva. Planejamento rápido e execução competente. No grande negócio e no pequeno.

Como não temos poder de fazer chover devemos armazenar as águas que a Natureza manda. Nossa água de subsolo é rara e às vezes ruim para irrigação.

Precisamos de Projetos. Realistas e factíveis. Investimentos Federais e Estaduais do tamanho do problema. Os produtores esperam dos governos e estes esperam que Deus resolva.

REALIDADE

A cidade de Bagé há anos quer construir uma barragem para abastecer a população. A politicagem e as bravatas desastrosas impedem a conclusão. Até o Exército Brasileiro…

A cidade de Hulha Negra todos os verões passa pela falta de água para a população.

Água de superfície resolve. Poços artesianos são inviáveis.

Governador Eduardo Leite ficamos felizes pela sua atitude corajosa. Precisamos de ajuda para água de beber e água de irrigar.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook