Três Toques – 3 a 9/FEV/2023

POLÍTICA E ÁGUA

A água tratada na torneira de sua casa é uma questão política. Não é política partidária, mas de política como administração coletiva, pública. Afinal, político é sinônimo de gestor da cidade (polis) no bom e velho grego de guerra.

A equação é simples demais: demanda (consumo) e oferta. Os fatores subjacentes são qualidade e quantidade. Se houver equilíbrio entre esses dois aspectos, não se fala mais nisso. O problema está resolvido.

No nosso caso, há demanda (consumo) não atendida pelo fornecedor (Prefeitura) por algumas razões. Cada um lê a coisa pelo seu livrinho. Eu quero contribuir com sugestões.

AUTARQUIA, ESTOCAGEM E MÃO DE OBRA

Em Candiota, a água é tratada e fornecida pela Prefeitura Municipal, através de equipe específica na Secretaria de Obras. O que isto significa? A água disputa verba no caixa único com todas as outras atividades da Prefeitura. Claro que o valor pago pelo consumidor pelo consumo também vai para o caixa único.

Como Candiota cresceu muito, imaginem a dificuldade para suprir a demanda.

Uma autarquia, com gestão própria, orçamento próprio e estatísticas vai trabalhar com segurança, planejamento e qualidade.

Todas as múltiplas equações que envolvem esta matéria nos leva a concluir que sempre vai faltar água tratada na sua casa em algum momento.

As máquinas vão quebrar em algum momento. Os canos vão furar e certamente faltará luz elétrica em muitos momentos. São coisas triviais que vão interromper o tratamento d’água e o abastecimento. Portanto, é preciso estocar água tratada que possa garantir um fornecimento mínimo por um par de dias.

Nosso município é segmentado, temos seis “cidades”. Em cada uma, um depósito de água tratada suficiente para garantir o abastecimento mínimo quando for necessário.
Temos um quadro de funcionários de excelente qualidade. Este pessoal que mexe com a água aprendeu fazendo e domina todo o processo.

Eles são os que recebem a ira e as reclamações dos insatisfeitos. Matam no peito, como se diz. É preciso investir neles em treinamento e qualificação. Motivação.
Há outras questões que vamos abordar na outra semana.

PLANETA ÁGUA
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes
São lágrimas
Na inundação.
Guilherme Arantes
(canta com ele, tá no Google)

Comentários do Facebook