Três Toques- 5 a 8/MAI/2023

EU
Nasci no dia 5 de maio do ano 1947. Estou com 76 anos, portanto. Tu já percebeste que sou um velho. Não tenho medo desta palavra. Prefiro ser chamado de velho do que idoso. Acho a palavra idosa pretensiosa e é negacionista. Não adianta mascarar a velhice com palavras doces ou figuras de linguagem.
Nem tampouco é a melhor fase da vida. Aprendi que a melhor idade é aquela que estamos vivendo. É hoje, é agora. Nem ontem nem amanhã.

Nenhum humano vive do passado nem do que já teve. Acredite em mim, o passado está em ti, e te acompanha onde fores. Se na infância foste amado e cuidado hoje és um moço ou velho feliz.

Tu e eu queremos uma vida longa e nos cuidamos para que isso seja possível. Quando isso acontece, ficamos velhos, ora. Claro que velhos tem dores, às vezes cruéis e se o velho for bobo, carrega uma mochila enorme de mágoas, ressentimentos e amarguras. O velho, para viver bem tem que saber perdoar, saber esquecer e mirar no futuro. A maior mentira é de que velho não tem futuro. Tem sim. O nosso futuro, dos velhos, é próprio. Não é imenso como dos jovens que se acham imortais nem é o dos quarentões que tentam negar o futuro próximo.

O nosso futuro é tranquilo, já sabemos tudo da vida. Às vezes é uma semana, um mês, quem sabe alguns anos.

ELE
Talvez tu não saibas. 5 de maio comemoramos a morte do grande general e conquistador NAPOLEÃO BONAPARTE.
Felizmente não fui general, mas procurei sempre ser “BONA PARTE”.

Viver em comunhão com a família e construir amizades sinceras foi o que sempre busquei. Um bom amigo vale mais do que o ouro. Já tive ouro e me tomaram, mas nunca me tomaram um amigo sincero, verdadeiro.

Tive milhares de funcionários e tive, tenho e terei o respeito e o carinho deles. Tenho devoção por eles.

Meu nome devo a um vigário da comunidade onde nasci. Como bom alemão me tacou um nome alemão embora sejamos “gringos”. Quando vim para Candiota encontrei “tocaios” com a letra “n” no final, origem espanhola.

Havia um Deus nórdico chamado ODIN que era guerreiro e meio mandava nos Deuses menores, e eu estou aqui carregando o nome dele.

PRESENTES
Todo aniversariante quer presentes. Eu também quero um presente teu. O presente que te peço tem muito valor e não tem preço.

Se queres me ver feliz no meu aniversário, dê um sorriso para seu vizinho, perdoa no teu íntimo a quem te magoou e abrace os seus com muito amor.

Um presente para ti que ficou comigo até aqui.

HERB ALPERT, música CINCO DE MAYO. É uma homenagem a Napoleão, é claro. Google…

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook