Três Toques – 8 a 14/MAR/2024

AMIZADE SINCERA

A amizade é uma espécie de amor que se funda em diferentes princípios e é essencial na convivência humana.

Importante, amizade não é amor. O amor é carnal, é vermelho, é exigente, é recíproco. O amor é muito mais profundo, possessivo e por vezes é castrador. O amor é íntimo e possessivo.

A amizade é relação de troca, de convívio e muitas vezes de lembranças por épocas felizes vividas na comunidade familiar, de parentesco, de trabalho, de viagens.

Muitos amigos formam os grupos sociais. Os amigos torcem pelo sucesso dos outros, apoiam os que caíram pra que se levantem, emprestam o ombro para o amigo chorar suas mágoas e dores.

Um amor rompido provoca rancor. Uma amizade rompida apenas distância. Temos muitos amigos e poucos amores por isso mesmo. Tanto o amor como a amizade precisam ser cultivados pois são vivos, latejantes e cada um ao seu modo precisam de atenção, presença, carinho e tudo mais.

Se tens um amigo, és rico. Se tens muitos amigos, és milionário.

CARNAVAL

Foi mais um carnaval que passou em nossas vidas. Interessante o poder que tem esta festa de mexer com o imaginário dos brasileiros. Nosso carnaval é único no mundo todo.

Como diz o nome, é festa da carne mesmo. As carnes rebolam nos clubes e avenidas, despudoradas, abundantes, disponíveis e ao alcance do pierrô afoito.

São as férias da moral e dos bons costumes. Sim, é preciso esquecer um pouco da vida rígida e sofrida por espaço, por ambições que nos consomem.

Gaúcho macho mesmo faz carnaval na barranca do rio ou na taipa dos açudes, todo picado dos mosquitos ouvindo o coaxar dos sapos e dizendo para sí mesmo que carnaval é coisa para louco. Ora, onde se viu?

As ilusões são como as nuvens, vem e vão ao sopro dos ventos sem nem saber quando, onde e para onde.

Viver é preciso. Ilusões não são! Às vezes, num carnaval, por quê não? Não se vive só de pão.

Rir e sorrir, cantar e sambar. Muito simples, é carnaval.

O valor do carnaval, democrático por definição, não tem medidas. O povo que consegue se divertir com tão pouco e reiniciar na quarta feira a rotina um dia vai construir um país solidário, integrando raças, religiões e tudo o mais.

 

SALVE, SALVE…

Mães-de-santo, colombinas e afoxés,

Salve, salve pastores, pregadores e presbíteros

Salve, salve padres, freiras e arcebispos

Salve, salve todo povo brasileiro.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook