MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Turmas de formação pós-técnica em termelétricas iniciam estágios

Os selecionados estão participando de diversas atividades na Usina de Charqueadas

Alunos que foram selecionados e estão estagiando na UTCH

Alunos que foram selecionados e estão estagiando na UTCH Foto: Divulgação TP

Os alunos que concluíram formação teórica em operação e manutenção de termelétricas começaram a participar de estágio em usinas da Engie. A empresa, que está construindo em Candiota a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski), está oferecendo os cursos de “Eletromecânico de Manutenção” e “Operador de Processos de Geração de Energia Elétrica” em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). A intenção é formar mão de obra qualificada que poderá ser aproveitada futuramente para a operação e manutenção da UTE Pampa Sul.

Está previsto que, após um ano de formação teórica, os melhores alunos serão selecionados para participar de um programa de estágio remunerado de 12 meses em termelétricas da Engie. Com a formatura das primeiras turmas, 25 alunos foram selecionados e iniciaram suas atividades de estágio no final de agosto na Usina Termelétrica de Charqueadas (UTCH).

Os supervisores de estágio, Salésio Vieira e João Paulo Moura da Silva, contam que na primeira semana de atividades os estagiários participaram de um workshop com palestras sobre segurança do trabalho, o projeto UTE Pampa Sul e sobre as rotinas de trabalhos na operação e manutenção de usinas térmicas. Os estagiários da turma de Operação também realizaram um treinamento de Brigada de Emergência, com duração de 16 horas, tornando-os aptos a ajudar nos turnos da usina, em caso de necessidade. “Os estagiários estão se adaptando muito bem às suas novas rotinas e aos novos colegas de trabalho, participando de atividades de integração e recreação com os colaboradores da Engie. Neste período de estágio, eles terão acessos aos acervos de desenhos operacionais, instruções de trabalhos e manuais dos equipamentos da usina e, juntamente com o conhecimento dos colaboradores da Engie, desenvolverão habilidades técnicas e pessoais, aprendendo e vivenciando o modo de trabalhar da empresa. É missão dos operadores e técnicos de manutenção da UTCH a transmissão aos estagiários dos conceitos de trabalhar com respeito à segurança, ao meio ambiente e às pessoas”, explica Salésio.

O gerente regional Rio Grande do Sul e da UTCH, Renato Schmidt Barbosa, lembra que o cronograma original do projeto UTE Pampa Sul prevê para 2017 a primeira seleção para contratação de mão de obra externa para futura atuação na usina, o que representará uma boa oportunidade aos estagiários. “Nesta primeira seleção, estes estagiários já estarão prontos e aptos para disputarem as vagas ofertadas, com grandes possibilidades de serem aproveitados tanto na UTE Pampa Sul quanto em outras usinas da região”, destaca Barbosa.

NOVAS TURMAS – A formação teórica de duas novas turmas dos cursos de “Eletromecânico de Manutenção” e “Operador de Processos de Geração de Energia Elétrica” já está em andamento, com 20 e 30 alunos, respectivamente. As aulas estão sendo ministradas nas dependências do Senai, em Bagé. “Entendemos a importância de formar mão de obra qualificada, que poderá ser aproveitada para a fase de operação e manutenção da UTE Pampa Sul e, além disso, com a oferta desses cursos, mantemos nosso compromisso com a valorização regional, criando novas oportunidades de formação, emprego e renda para diversas pessoas”, destaca o gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm.

Comentários do Facebook