Uma década de TP

Somados, o saudoso A 1ª FOLHA e seu sucessor natural, o Tribuna do Pampa, possuem 29 anos de serviços de jornalismo, entretenimento e informação à comunidade regional. Para uma região deprimida economicamente como a nossa, não é pouca coisa para veículos de comunicação.
Neste dia 2 de abril de 2021, o TP completa 10 anos de fundação. Surgiu em função de que o jornal A 1ª FOLHA vivia um impasse jurídico e societário, porém sua essência é a mesma, qual seja, retratar a região e seu desenvolvimento. Neste dia 1º, outro jornal importante da região, o bageense Minuano, comemorou 27 anos, o que para nós também é motivo de júbilo, porque ao contrário do que alguns pensam, nós entendemos que quando mais meios de comunicação, mais democracia teremos.
Fundar um jornal em meio a uma crise como foi o caso do Tribuna do Pampa exige coragem e uma boa dose de ousadia. Completar uma década em meio a uma pandemia de escala global (a maior crise sanitária de nosso tempo) e vivendo uma revolução tecnológica que ameaça colocar em xeque o jornalismo mais tradicional, por si só se torna um feito a ser muito comemorado. E, pensamos nós, não deve ser comemorado apenas por nós, mas por toda a sociedade regional, pois temos certeza que também está orgulhosa.
Fazer jornalismo profissional tem sido um desafio as vezes frustrante, mas paradoxalmente animador, porque sabemos de nosso compromisso e que teremos espaço reservado na história. Buscamos nos equilibrar financeiramente em meio a um turbilhão de acessibilidade de informação que as pessoas estão expostas. Contudo, temos a convicção que somente nós, órgãos de comunicação como o TP, vão retratar o que se passa em nossas cidades, em nossos bairros e comunidades. Está aí nosso patrimônio e causa.
Agradecemos imensamente homens e mulheres, como a dona Fidela e suas netas, que ilustram a nossa capa desta edição especial, que acreditam em nosso trabalho, os financiando com suas assinaturas e seu prestígio. Aos entes públicos e privados que valorizam e compreendem a dimensão e a importância de manter vivo esta iniciativa.
Gratidão e vida longa ao Tribuna do Pampa!

Comentários do Facebook