SAÚDE

Unidade de Saúde Central de Candiota será ampliada

Prédio será ampliado em cerca de 100m² e receberá uma remodelagem arquitetônica Foto: J. André TP

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Saúde, acaba de conquistar um recurso de R$ 280 mil para reformar e ampliar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na sede do município.

Conforme as informações repassadas ao TP pelo secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, vem do programa estadual Avançar na Saúde. Segundo ele, Candiota se habilitou na primeira etapa da Rede Bem Cuidar, já fazendo as capacitações, entretanto na segunda rodada acabou ficando de fora, após cadastrar a proposta de ampliação. “Muitas rodadas de conversas do prefeito Folador (Luiz Carlos) e minhas junto a secretária de Estado da Saúde, Arita (Bergmann), bem como aos vários órgãos do governo foram fundamentais para que nesta terceira etapa fôssemos contemplados”, conta Bibi.

Bibi e a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann Foto: Divulgação TP

AMPLIAÇÃO – O crescimento da demanda, da população e também do oferecimento de serviços de saúde na UBS Central, motivam uma ampliação urgente e necessário, conforme explica o secretário. Conforme ele, ao longo dos anos foi sendo feitas adaptações e aumentos, porém agora já insuficientes porque na unidade há atendimentos médicos em clínica geral, passando por cardiologia, neurologia, traumatologia, ginecologia, odontologia, otorrinolaringologia, entre outras especialidades, além de ser exigência de se ter salas para enfermagem, vacinação e cadastro. “Há uma necessidade de ampliar o local para oferecer mais conforto e melhor atendimento. Estamos felizes com a conquista do recurso”, destaca Bibi.

Mesmo que já tenha recebido ao longo do tempo outras obras, o novo projeto, conforme o secretário, buscou otimizar os espaços vagos ainda existentes na parte da frente e na lateral, além de trabalhar a questão arquitetônica. O projeto contempla 100m², com uma nova fachada, uma nova recepção, novas salas e também a reorganização de todo espaço interno da UBS O secretário ainda adiantou que se for necessário, a Prefeitura irá colocar uma contrapartida para a ampliação.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook