QUESTÃO ENERGÉTICA

Usina de Candiota bateu recorde histórico de geração em 2021

A construção da planta de beneficiamento de carvão mineral na Usina de Candiota é um dos fatores de desempenho Foto: J. André TP

No ano de 2021, a Usina Termelétrica (UTE) Candiota (Fase C) registrou sua maior geração média anual, desde a entrada em operação comercial, em 2011. O empreendimento alcançou 283,70 MW médios, cumprindo sua inflexibilidade anual, e atingindo, pela primeira vez, a geração média anual comercializada. A marca histórica superou o recorde anterior, registrado em 2013. A usina, que pertence  a CGT Eletrosul, do grupo Eletrobras, tem função estratégica, uma vez que contribui para o Sistema Interligado Nacional, com fonte de geração de energia estável, auxilia no controle de tensão da rede de transmissão da região e na operação segura da segunda interligação Brasil – Uruguai.

O resultado alcançado em 2021 pela UTE Candiota reflete, segundo a direção da empresa, decisões estratégicas de investimento da CGT Eletrosul em grandes projetos, como a manutenção geral e a modernização da usina em 2019. Esses procedimentos permitiram várias adequações, desde a recuperação plena de sistemas operacionais sensíveis à otimização da termelétrica, bem como a implantação da nova planta de beneficiamento de carvão a ar em 2020. “O fato gerou ganhos diretos de eficiência na geração de energia elétrica com o uso do carvão mineral, diminuindo impactos ambientais e reforçando a confiabilidade do abastecimento, o que demonstra a maturidade e a evolução contínua dos processos conduzidos na termelétrica”, assinalou a reportagem publicada no site da empresa.

“Evidencia-se que o comprometimento das equipes que atuam na usina, em um ano marcado pelos desafios da pandemia, foi fundamental para os resultados alcançados. Há de se destacar com isso que, através de novas técnicas de operação e manutenção, comunicação, treinamento contínuo e integração, foi possível otimizar procedimentos e consumo de insumos, mantendo indicadores de produção acima de períodos anteriores.”

MANUTENÇÃO – Desde o início deste ano, encontra-se em implementação o serviço de manutenção preventiva da Usina de Candiota, previsto para todo o mês de janeiro. O investimento estimado é de R$ 49 milhões. O trabalho conta com a participação de aproximadamente 800 profissionais e um dos objetivos da sua execução é garantir o funcionamento pleno da UTE Candiota, e, com isso, o atendimento dos seus contratos de comercialização de energia e dos parâmetros ambientais para ela definidos.

Comentários do Facebook