MEIO AMBIENTE

UTE Pampa Sul promoveu seminário para apresentação dos programas socioambientais desenvolvidos

Atividade aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, em Candiota e Hulha Negra, no Rio Grande do Sul

Programas desenvolvidos pela Pampa Sul foram mostrados para os visitantes Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de promover um espaço para a apresentação e debate sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela Usina Termelétrica Pampa Sul, no âmbito do licenciamento ambiental conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi realizado nos dias  9 e 10 de maio , o 1º Seminário de devolução das ações do Plano Básico Ambiental (PBA): “Desenvolvimento regional e preservação ambiental: Programas socioambientais da UTE Pampa Sul”.

A atividade contemplou as duas comunidades influenciadas diretamente pelo empreendimento, nos municípios de Candiota (localidade de Seival) e Hulha Negra (localidade da Trigolândia), tendo como dinâmica a organização de estandes dos principais programas relacionados com cada comunidade, e uma rodada de apresentações orais contemplando todos os 19 programas socioambientais desenvolvidos na operação da usina e com foco nos principais resultados obtidos em cada um deles. Além disso, em Candiota, ainda foram realizadas oficinas de fauna e flora com a participação das escolas municipais e houve a apresentação do grupo Invernada Artística Lanceiros do Combate, do PTG Combate do Seival.

Estiveram participando do evento os analistas ambientais do Ibama, Rodney Schmidt e Cristiano Antunes Souza, que avaliaram positivamente a atividade. “Este seminário é uma inovação no âmbito dos licenciamentos ambientais conduzidos pelo Ibama e que precisa ser multiplicado, por sua potencialidade em aproximar as comunidades atingidas dos resultados de cuidado e monitoramento ambiental que são obtidos no desenvolvimento dos programas socioambientais exigidos para operação dos empreendimentos. O caso específico da UTE Pampa Sul é um exemplo de êxito na condução desses programas e no relacionamento direto com as comunidades, estando toda a equipe envolvida de parabéns pelo trabalho realizado”, destaca Souza.

O gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl, explica que o Seminário foi preparado com bastante atenção, envolvendo a equipe de meio ambiente do empreendimento e as principais consultorias envolvidas na execução dos programas socioambientais. “Estamos bastante satisfeitos com o resultado que obtivemos no Seminário e, principalmente, com a oportunidade de aproximação e interação com as crianças e adolescentes que visitaram os estandes e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho que realizamos”, destaca Mahl.

No total, 278 pessoas participaram da atividade em Hulha Negra e em Candiota, incluindo a comunidade, escolas, representantes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, a Associação de Moradores de Seival, o Pelotão da Polícia Ambiental, a agência FGTAS/SINE, a agência SEBRAE Bagé e a EMATER/ASCAR de Hulha Negra, entre outros. Entre eles, a professora, Tanira Sampaio, relatou não conhecer o trabalho dos programas socioambientais da UTE Pampa Sul antes do Seminário, mas que se surpreendeu com os resultados. “Eu gostaria de parabenizar todos os envolvidos no trabalho que está sendo desenvolvido e pela realização deste Seminário. É muito importante poder ter acesso a estas informações e saber das ações de cuidado e preservação ambiental e social que são adotados aqui”, comentou.

A previsão, conforme o PBA da UTE Pampa Sul, é que um novo Seminário seja realizado a cada cinco anos, dentro do processo de licenciamento ambiental do empreendimento que é conduzido pelo Ibama.

Equipe do TP prestigiou o seminário Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook