
Produção de energia está entre os setores essenciais
e que não podem parar Foto: Fábio Campos/Especial TP
Em sintonia com as medidas adotadas pela ENGIE Brasil Energia para a prevenção ao coronavírus (Covid-19) entre seus colaboradores, a UTE Pampa Sul fez algumas alterações no regime de trabalho, considerando as especificidades da unidade e a segurança de todos.
Assim, colaboradores com mais de 60 anos, colaboradores portadores de doenças respiratórias crônicas, colaboradores cardiopatas e diabéticos são preferenciais para o regime de trabalho em home office (em casa). Outros colaboradores e funcionários terceirizados com possibilidade de manutenção das atividades à distância, também já estão trabalhando em cada. Entre as equipes de operação e manutenção da usina, foi adotado o regime de revezamento para evitar a aglomeração de pessoas. E o setor administrativo da unidade está trabalhando todo em home office desde 20 de março.
Conforme o gerente de operação da UTE Pampa Sul, Renato Schimitd Barbosa, uma reunião de segurança (chamada DDS -Diálogo Diário de Segurança) foi realizada com representantes de todos os setores, reforçando as principais orientações de prevenção e combate ao vírus. Também foram reforçadas as medidas de segurança nos escritórios, com disponibilização de álcool gel, adoção de hábitos como a proibição de compartilhamento de chimarrão, realização de reuniões via internet, a suspensão de viagens a trabalho, e intensificação de orientações para higienização das mãos.
Segundo o gerente, no refeitório interno da UTE Pampa Sul, estão sendo adotados cuidados especiais, com escalas de horários para diminuição da aglomeração de pessoas, o uso de máscaras e luvas, e intensificação da higienização. Os ônibus e veículos utilizados pela empresa também estão recebendo atenção especial com constante higienização. “A UTE Pampa Sul conta com ambulatório próprio, com equipe de médicos e técnicos em enfermagem à disposição de seus colaboradores e prontos para prestar esclarecimentos. Além disso, as equipes da usina seguem todos os protocolos e recomendações dos órgãos federais, estaduais e municipais”, destacou o executivo.