CAUSA ANIMAL

Vereador de Hulha Negra propõe realização de censo animal

Um anteprojeto de lei visa chegar a regulamentação de ações para um programa municipal

Vereador Diego Rodrigues também esteve reunido com as voluntárias da Associação Bicho Amigo Foto: Divulgação TP

Nesta quinta-feira (2), foi protocolado na Câmara de Hulha Negra um anteprojeto de lei para a criação do programa Censo Municipal de Animais, que tem por finalidade, através do trabalho das agentes de Endemias, fazer um levantamento acerca do número de animais de pequeno porte existentes no município.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o vereador proponente, Diego Rodrigues (Progressistas), explicou que o objetivo é retomar as castrações de animais no município, bem como atentar para doenças e vacinação. “Meu objetivo inicial era conseguir o subsídio de R$ 1.400 já disponibilizado anteriormente para continuar as castrações em parceria com a Associação Bicho Amigo. Em razão disso, protocolei uma indicação para que o Executivo realizasse o Censo Municipal de Animais, possibilitando a construção de um projeto mais amplo para que as medidas necessárias para o controle populacional de cães e gatos fosse feito da maneira correta”, explicou Rodrigues.

O vereador também relatou que durante uma visita ao prefeito de Hulha Negra na última segunda-feira (30) foi sugerida a realização de uma campanha, oportunidade em que o gestor manifestou apoio a causa animal. “O prefeito Renato se comprometeu em enviar para a Câmara um projeto solicitando a aprovação para destinação do recurso para a causa animal”, frisou Diego.

Ele lembrou que a indicação surgiu após uma reunião com as integrantes da Associação Bicho Amigo no dia 11 de agosto, onde também esteve presente de forma virtual, a vereadora bageense Beatriz Souza (PSB). “Através da reunião foi possível verificar a situação atual da Associação, bem como identificar dificuldades e sugestões para se engajar nesta causa”, destacou o vereador.

Ao TP, Naiara Martins, voluntária da Associação Bicho Amigo disse que a expectativa é muito positiva com relação ao anteprojeto e ao censo animal. “Começando o censo acreditamos ser o primeiro passo, pois vamos saber a realidade do município quanto ao número de amimais. Desta forma, os governantes também terão dados necessários para que tenhamos um controle efetivo de zoonoses, pois o município é pequeno e acreditamos ainda ser possível fazer esse trabalho, principalmente de castração e orientação nas escolas”, afirmou Naiara, destacando a importância da orientação, visto as brigas originárias de animais poderem levar a acidentes e causas graves.

A voluntária Taciani Rodrigues completou destacando que “apesar de parecer serem poucos animais, na verdade são muitos e a Associação Bicho Amigo tem dificuldade de ajudar a todos”.

Para finalizar, o vereador Diego Rodrigues ainda fala em saúde pública. “Muitas famílias, principalmente as de baixa renda, gostam dos animais, mas muitas vezes não tem condições de aplicar as vacinas necessárias, castrar, prevenir das doenças e nosso objetivo é organizar e regulamentar tudo isso, pois é uma questão de saúde pública”, enfatizou.

Comentários do Facebook