
Sete vereadores acompanharam paracer do Tribunal, que rejeitava as contas do ex-prefeito Luiz Fernando Leivas
Depois do pedido de vistas e proposição do vereador Gilson Rodrigues (PT) feita na sessão anterior o Legislativo de Pinheiro Machado entendeu que o decreto que julgaria os paraceres das contas de 2011 poderia ser dividido.
Desta forma na última sessão realizada na terça-feira (4), os vereadores pinheirenses apreciaram ao invés de um, dois projetos de Decreto Legislativo. O de nº 70/2018, que rejeitava as contas do prefeito Luiz Fernando de Ávila Leivas, referente ao exercício de 2011, e o de nº 71/2018, que aprova as contas do então e atual prefeito José Antônio Duarte Rosa, referente também ao exercício de 2011. Vale lembrar, que neste ano, atipicamente, o município teve dois prefeitos, pois Luiz Fernando foi cassado pela Câmara em outubro por não responder aos pedidos do Legislativo, tem assumido a partir de então o seu vice na época e hoje prefeito, Zé Antônio.
Nas votações, os vereadores acompanharam os pareceres do TCE-RS. No caso de Luiz Fernando a votação foi sete votos a favor do decreto e dois contrários – dos vereadores Gilson Rodrigues (PT) e Ronaldo Madruga (Progressistas). No caso de Zé Antônio, à unanimidade o decreto foi aprovado.
Tanto Luiz Fernando como Zé Antônio abriram mão de utilizarem de um espaço regimental de 20 minutos para se defenderem. Luiz Fernando na sessão anterior encaminhou uma carta que foi lida em plenário.