SEGURANÇA

Vereadores e vereadoras de Bagé pedem a convocação urgente dos concursados de 2017 da BM

Segundo a moção, BM vive seu maior déficit de pessoal da história Foto: Arquivo BM/Especial TP

Por iniciativa do vereador Lelinho Lopes (PT, foto), porém com o apoio de todos os outros 16 vereadores e vereadoras bageense, foi encaminhada uma Moção de Apoio para fins de convocação dos aprovados no concurso público de 2017 da Brigada Militar.

Na justificativa da moção, se leva em consideração que o efetivo ideal da Brigada Militar é de 37 mil servidores militares no RS, existindo pouco mais de 19 mil servidores atuando neste momento. Segundo a moção, este é o pior índice de toda história da insituição.

Ainda, na Moção, se considera que dos 4,5 mil aprovado no concurso 2017, 3,8 mil candidatos ainda aguardam posicionamento do governo para realizarem as próximas etapas como exame de saúde, teste físico e psicológico. “Com a saída anual de em média 700 a 800 servidores militares, o RS possui o sexto pior índice de policiais militares, onde há 20,4 mil servidores, o que representa um policial militar para cada 547 pessoas”, enumera a moção.

Por fim, o vereador Lelinho destaca que a região de Bagé especialmente se recente dessa realidade de falta de efetivo. “A Brigada Militar atua com pouco mais da metade dos recursos humanos considerados ideais para o desempenho de suas funções. Por este déficit histórico que pedimos urgência na contratação de maior efetivo para que assim seja possível equilibrar e manter as atividades desempenhadas pela Brigada Militar e Polícia Civil, tanto operacionais, quanto administrativas”, destaca.

Após o trâmite, a moção será remetida ao secretário estadual de Segurança Pública e ao governador.

Comentários do Facebook